Através da Bíblia Sagrada temos acesso a tudo aquilo que o Senhor espera em nossas vidas. Ao mesmo tempo, o Livro Sagrado também nos mostra tudo aquilo que não deve ser praticado, que são comportamentos indesejados por Deus ou mesmo tratados como pecados. Dentro destes pecados, o roubo é um dos mais conhecidos e também muito prejudicial.

O roubo está muito presente em nosso dia a dia, e é uma ação amplamente condenada pela Bíblia Sagrada. Isso porque o roubo é muito prejudicial para as vítimas, e com toda a certeza não está de acordo com aquilo que Deus espera de você. Desta maneira, serão apresentados a seguir versículos e ensinamentos da Bíblia sobre o roubo, destacando como Deus é contra o roubo e como você agir em sua vida.

Como o roubo é condenado pela Bíblia Sagrada?

O que é o roubo e como ele é prejudicial em sua vida?

O primeiro passo para entendermos como a Bíblia Sagrada condena o roubo é conhecermos este pecado, e isso não deverá ser muito difícil. Afinal, o roubo está muito presente em nosso cotidiano, sendo um dos pecados mais conhecidos e comentados na atualidade.

Além disso, o roubo é extremamente prejudicial para a vítima, que possivelmente batalhou de forma honesta para conquistar aquilo que lhe foi levado. Sendo assim, o roubo, além de ser um crime, é um pecado muito condenado pelo Senhor, e não deve ser praticado por nenhuma pessoa que siga seus ensinamentos.

Versículos e ensinamentos da Bíblia sobre o roubo

Depois de conhecermos sobre o pecado do roubo, fica ainda mais fácil entender o porquê a Bíblia Sagrada condena este pecado. Como o roubo é uma ação muito prejudicial, podemos encontrar em diversas passagens da Bíblia que condenam esta atitude. Com isso, serão apresentados a seguir alguns versículos e ensinamentos da Bíblia sobre o roubo, destacando como Deus é contra este pecado.

As atitudes do ladrão não condizem com as de Deus

O primeiro ensinamento trazido pela Bíblia sobre o pecado do roubo nesta publicação já nos traz uma mensagem muito importante. As atitudes de um ladrão não são nada condizentes com as vontades e ensinamentos do Senhor. O objetivo do Senhor é promover a vida e tudo aquilo de melhor que nossa vida pode nos oferecer.

Já o ladrão, possui como objetivo justamente o oposto, ou seja, roubar e destruir tudo aquilo que foi obtido através de muito suor. Sendo assim, fica muito fácil entender porque esta atitude é condenada pelo Livro Sagrado, e a Bíblia está repleta de passagens que destacam isso.

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:10)

Não furte ou roube

Outro ensinamento extremamente importante trazido pela Bíblia Sagrada é completamente direto no que diz respeito às nossas ações em relação ao roubo ou furto. O recado de Deus é direto, e diz para que você não furte o que de outra pessoa.

O mesmo recado é dado para outros pecados, como é o caso da mentira. Isso é importante para demonstrar a vontade do Senhor para a sua vida, e Deus espera que você não cometa nenhum dos pecados destacados, além de seguir em um caminho honesto e justo.

“Não furtem. Não mintam. E Não enganem uns aos outros.” (Levítico 19:11)

Não sabemos sobre as ações do ladrão

Outro recado importante da Bíblia e que possui uma série de interpretações está relacionada com as ações do ladrão. Não sabemos quais são os passos seguidos por um ladrão, mas sabemos qual o caminho trilhado por estas pessoas e sabemos também que não devemos segui-lo.

Apesar disso, o versículo abaixo também traz outras interpretações interessantes, como a relação com o retorno do Senhor, que não sabemos quando ocorrerá, mas poderá ser a qualquer momento!

“Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.” (Mateus 24:43)

Trabalhe ao invés de roubar

Por fim, finalizaremos esta publicação com um recado importante e uma virtude que Deus espera da sua vida. Ao invés de roubar o que é de outro, você deverá trabalhar, para conquistar tudo aquilo que pretende ter em sua vida.

Se você pratica o roubo, furto, ou qualquer outro pecado ou injustiça condenada por Deus e pela Bíblia, deve se arrepender e parar de praticar qualquer destas ações, e iniciar uma jornada de justiça e honestidade, de acordo com o que o Senhor espera da sua vida!

“O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.” (Efésios 4:28)

Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação alguns versículos e ensinamentos importantíssimos da Bíblia Sagrada sobre o roubo. O roubo está muito presente em nossas vidas atualmente, mas é uma atitude amplamente condenada pelo Livro Sagrado, e que se contrapõe às virtudes que Deus espera para a sua vida.

Sendo assim, de forma alguma pratique o roubo, e siga tudo aquilo que o Senhor espera da sua vida. Se você está em dúvida em relação ao caminho que deve seguir, faça a leitura da Bíblia e entenda as palavras de Deus expressas no Livro!