A Bíblia fornece tudo o que um servo de Deus que deseja seguir o caminho do justo necessita. Através da leitura da Bíblia, você encontrará informações sobre suas orações diárias, virtudes desejadas pelo Senhor e também aquilo que não devemos praticar, entre eles os pecados. Dos pecados mais citados na Bíblia Sagrada, a ira é um dos mais condenados e deve ser abolida da sua vida.
A ira é tão condenada pela Bíblia pelo fato de despertar a pessoa para outros pecados, além de tomar o pecador de sentimentos ruins e de fúria. Sendo assim, você já deve ter entendido como este comportamento é ruim em nossas vidas. A seguir, serão apresentados os principais ensinamentos e versículos da Bíblia Sagrada sobre a ira, comentando também como estas atitudes são prejudiciais em sua vida.
O que é a ira?
Antes de conhecer os ensinamentos da Bíblia sobre a ira, é importante que você saiba exatamente o que é este pecado. A ira é um dos pecados capitais, e consiste nas situações nas quais o aborrecimento sai do controle. Todos nós passaremos por aborrecimentos em nossas vidas, mas você deve controlar este sentimento e não pode ser levado por este pecado.
Versículos e ensinamentos sobre a ira
O Livro Sagrado está repleto de passagens importantes que tratam sobre a ira, reproduzindo através de seus versículos como este pecado é condenado e como o sentimento de ira é crucificado pela Bíblia. Deste modo, veja a seguir alguns versículos importantes da Bíblia relacionados com a ira, assim como a forma com que estes ensinamentos são destacados.
A ira só te trará o mal
A Bíblia Sagrada nos traz o primeiro ensinamento sobre a ira destacando aquilo que este sentimento trará para nossas vidas, e este já é um motivo muito convincente para você não a praticar. O Sentimento de ira despertará somente o mal em sua vida, não trazendo nenhum virtude ou atitude positiva, somente tentações.
Sendo assim, é fortemente recomendado que você se afaste de qualquer sentimento de raiva ou fúria, visto que estes sentimentos podem funcionar como porta de entrada para que você seja tomado por outros pecados e sentimentos negativos.
“Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.” (Salmos 37:8)
A ira do homem está contra a vontade de Deus
O segundo e também importantíssimo sentimento apresentado nesta publicação está diretamente relacionado com as vontades de Deus. Deus espera que você seja uma boa pessoa o tempo todo, colocando em prática tudo aquilo que foi ensinado pelo Livro Sagrado. Assim, certamente você deve se afastar de todos os pecados, o que inclui o pecado da ira.
A ira é uma das atitudes que devem ser mais evitadas pelos homens que desejam seguir um caminho de justiça e prosperidade em suas vidas. Assim como a inveja, a ira desperta o ser humano para outros sentimentos ruins e pecados, devendo ser evitada ao máximo por todos aqueles que seguem os ensinamentos reproduzidos na Bíblia.
“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” (Tiago 1:19,20)
Domine o seu sentimento, seja sábio!
O terceiro ensinamento da Bíblia Sagrada sobre a ira trazido nesta publicação nos mostra a importância de estarmos no controle de nossas vidas e nosso corpo. Como foi destacado, todos nós passaremos por momentos de aborrecimentos em várias situações na vida, mas não podemos deixar que este sentimento extrapole os limites de uma pessoa justa e sábia.
Para isso, você deve agir com sabedoria e controlar a sua ira de todas as formas, evitando atitudes e até mesmo palavras que possam magoar ou atingir outras pessoas. Certamente Deus espera este auto controle de você, e é exatamente isso que é destacado no versículo a seguir.
“O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.” (Provérbios 29:11)
Seja bondoso e compassivo
Para finalizar esta sequência de ensinamentos, a Bíblia Sagrada nos traz não somente a condenação da ira e de vários outros sentimentos ruins, mas também nos fornece uma série de virtudes que devem ser seguidos por todos aqueles que desejam se tornar boas pessoas aos olhos de Deus.
Sendo assim, sentimentos ruins e maldosos como a amargura, ira, indignação e calúnia devem ser substituídos pela bondade e compaixão nos servos de Deus. Isso fará com que você possa desfrutar de toda a bondade do Senhor, uma vez que segue tudo aquilo que Deus espera da sua vida.
“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios 4:31,32)
Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação alguns dos principais ensinamentos da Bíblia Sagrada sobre a ira. Através de seus versículos, o Livro Sagrado nos mostra que a ira é um dos pecados capitais e um sentimento que atrai outras coisas ruins para nossas vidas. Com isso, devemos evita-la e, principalmente, controlar a ira em situações de desgaste.