Dentro da Bíblia Sagrada, temos uma série de ensinamentos e virtudes que são esperadas pelo Senhor. Mais do que isso, no Livro Sagrado você encontrará tudo aquilo que não deve ser praticado, ou seja, pecados e atitudes ruins do ser humano, como a avareza.

A avareza é uma prática muito comum na Terra, e mais um dos sete pecados capitais que serão explicados a seguir. Assim, serão mostrados a seguir os principais ensinamentos e versículos da Bíblia que tratam sobre a avareza, comentando como esta atitude pode ser prejudicial em sua vida.

Como a avareza é condenada pela Bíblia Sagrada?

O que é a avareza e como ela é prejudicial?

O primeiro passo para entender melhor como a avareza é prejudicial em sua vida é entendermos o que é este pecado e como ele te afeta. A avareza pode ser entendida por uma vontade excessiva de acumular dinheiro ou qualquer outra forma de riqueza e bens materiais.

Sendo assim, a riqueza pode até mesmo te afastar de Deus, uma vez que o dinheiro é a única coisa que realmente importa para você nestes momentos. Justamente por isso, a avareza é condenada em diversas passagens da Bíblia, como será mostrado a seguir.

O que a Bíblia nos ensina sobre a avareza?

Como foi comentado acima, a Bíblia Sagrada condena a avareza de diversas formas em suas passagens. Isso porque este pecado capital é muito presente em nossas vidas e traz uma série de acontecimentos ruins para quem o pratica. A seguir, você poderá acompanhar quatro ensinamentos importantes da Bíblia sobre a avareza, assim como versículos que ressaltam estas lições.

O amor ao dinheiro é a raiz dos males

A Bíblia Sagrada inicia seus ensinamentos sobre a avareza com uma lição extremamente importante. O amor pelo dinheiro e bens materiais é a porta de entrada para outros males. De acordo com a Bíblia, todas asa pessoas que cometem este pecado desviam-se da fé, que é indispensável para seguir o caminho trilhado por Deus.

Com isso, não cobice o dinheiro nem nenhum outro bem material, uma vez que isso somente te levará para um caminho desviado das vontades do Senhor. Além disso, você comprometerá a sua , que é indispensável para seguir o caminho preparado por Deus.

“Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” (1 Timóteo 6:10)

A sabedoria é melhor que o dinheiro!

O segundo ensinamento do Livro Sagrado que trata sobre a avareza nesta publicação trata sobre a sabedoria. De acordo com os ensinamentos e vontades de Deus, a sabedoria é muito melhor que o dinheiro! A sabedoria será capaz de te aproximar do Senhor e seus ensinamentos, enquanto o amor ao dinheiro o levará para o caminho contrário.

Sendo assim, é fundamental que você peça e busque por sabedoria e conhecimento, visto que é isso que fará com que você se destaque e siga no caminho preparado pelo Senhor. Além disso, o versículo a seguir destaca mais uma virtude importantíssima aos olhos de Deus, a prudência!

“Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!”  (Provérbios 16:16)

Todo o dinheiro não será suficiente para o avarento

Depois de destacar virtudes importantíssimas e condenar o pecado da avareza, a Bíblia ressalta mais um ensinamento muito importantes. A partir do momento em que você passa a amar o dinheiro, nem mesmo todo o dinheiro do mundo será suficiente para você.

Desta forma, não ame o dinheiro em momento algum, e queira somente aquilo que é suficiente para a sua sobrevivência e dignidade. Isso é importante porque a busca incessante pelo dinheiro e bens materiais não será conquistada em nenhuma situação, e mesmo que você tenha muito, achará que não é suficiente.

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.” (Eclesiastes 5:10)

Contente-se com aquilo que você tem!

Em seguida, também é possível encontrarmos mais um ensinamento importantíssimo, e uma forte recomendação em relação ao ensinamento anterior. Mesmo que você tenha pouco em um determinado momento, é exatamente aquilo que Deus preparou para você neste instante.

Desta forma, seja grato por aquilo que você tem, e contente-se com isso! Assim, o Senhor perceberá a sua perseverança e gratidão, e você certamente será recompensado com bençãos maiores! É exatamente este tipo de virtude que Deus espera de você e faz questão de registrar em seus ensinamentos, como o versículo apresentado a seguir!

“Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei””. (Hebreus 13:5)

Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação alguns versículos e ensinamentos importantíssimos da Bíblia Sagrada sobre um tema muito delicado, a avareza. A Avareza é um dos sete pecados capitais, e está presente em diversas situações do nosso dia a dia.

Sendo assim, o livro Sagrado nos indica uma série de ensinamentos em seus versículos para que você não seja uma pessoa avarenta, se contente com aquilo que possui e seja grato a Deus pelas bençãos em sua vida!