Quem nunca ouviu falar sobre os sete pecados capitais? Esses seriam pecados supremos, geralmente relacionados com a condição humana e as necessidades da carne.
Contudo, será que os famosos pecados capitais tem alguma relação com a palavra de Deus? Você sabe o que a bíblia nos fala a esse respeito?
Então fique neste artigo até o fim e entenda melhor qual a relação entre os sete pecados capitais e a bíblia sagrada. Ao longo deste conteúdo você irá compreender:
- Os sete pecados capitais
- Relação com a bíblia sagrada
- Os pecados capitais são pecados de fato?
Continue lendo e confira logo a seguir!
Os sete pecados capitais
Você certamente já ouviu falar sobre os sete pecados capitais em algum momento da sua vida. Existem filmes e séries criados sumariamente a partir desta premissa.
A grande maioria das pessoas conhece os pecados capitais, ainda que não se recorde dos sete, conhecem um ou outro e sabem citar de cabeça. São eles:
- Avareza;
- Gula;
- Inveja;
- Ira;
- Luxúria;
- Preguiça;
- Soberba.
Os pecados podem ser vistos como o oposto das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, empatia e afins.
O surgimento e propagação dos pecados capitais ocorreram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI. Desde então, consolidou-se na cultura popular, aparecendo e sendo adaptado para diversas filosofias ao redor do mundo.
Relação com a bíblia sagrada
Afinal de contas, existe alguma relação entre os sete pecados capitais e a bíblia sagrada? A resposta é sim! A propagação dessa lista de pecados aconteceu por parte da igreja católica, na Idade Média.
Embora não sejam uma criação de fato da igreja católica, foram propagados por ela como uma maneira de popularizar dogmas e pensamentos do que é certo e errado. Essas atitudes foram atribuídas aos desejos da carne e nossos impulsos humanos, que acabavam indo contra o espírito.
Por isso, os pecados capitais acabaram se tornando uma referência de atitudes que devemos evitar. Como deixar dominar pela preguiça, sentir avareza, ceder à luxúria ou se deixar conduzir pela ira e soberba.
Dessa forma, compreendemos que a propagação desta lista de pecados acabou se tornando um manual do que deve ser evitado. A popularidade foi tanta que acabou se tornando tema para estudos, filmes, séries e animes. Seja como for, é melhor evitar cometer esses pecados no dia a dia.
No entanto, não existe de fato alguma passagem bíblica que fale isoladamente sobre esses pecados. Contudo, podemos encontrar diversas advertências contra a preguiça, luxúria, etc. Logo, embora não tenha saído da Bíblia, acaba se relacionando bem com a palavra de Deus.
Os pecados capitais são pecados de fato?
Como vimos, os pecados capitais tem ligação indireta com a bíblia sagrada, mas será que são pecados de verdade? A resposta é não. De fato, essa lista não se refere a pecados radicais.
Contudo, são atitudes que vão contra as boas práticas do espírito. Sabemos que a inveja, avareza, preguiça, gula e afins, podem nos levar a caminhos perigosos, caminhos estes que podem nos conduzir aos verdadeiros pecados.
Seja como for, vigie sua mente e coração pois é nestes lugares que nasce o verdadeiro mal. Vale a pena evitar os sete pecados capitais para não cometer pecados mortais no futuro.
Agora você já sabe tudo sobre os sete pecados capitais e qual sua relação com a bíblia. Não deixe de comentar o que achou deste conteúdo e compartilhar com seus irmãos de fé.
[…] O primeiro ensinamento trazido nesta publicação é de fundamental importância e, independente de qual seja a sua fé, deve ser posto em prática o máximo possível. A obediência aos pais é importantíssima por uma série de fatores, como promover um ambiente harmonioso dentro de nossas casas, seguir conselhos sábios de pessoas que querem o nosso bem e também seguir os ensinamentos de Deus registrados na Bíblia Sagrada. […]