0%
Loading ...

Saiba Como a Bíblia Sagrada Condena o Orgulho

Quando praticamos a leitura da Bíblia Sagrada, ficamos o mais perto possível das palavras e ensinamentos de Deus. Diante disso, aprendemos todas as virtudes que são desejadas pelo Senhor, ao mesmo tempo em que conhecemos pecados os quais não devemos praticar. Entre estes pecados, o orgulho é um dos mais condenados.

Com base nisso, serão apresentados a seguir alguns dos ensinamentos mais importantes do Livro Sagrado sobre o orgulho, comentando sobre como a Bíblia condena este sentimento em sua vida e utilizando versículos que retratam a condenação do orgulho no Livro Sagrado.

A Bíblia Sagrada nos traz diversos ensinamentos sobre o orgulho!

O que é o orgulho e como ele se manifesta?

Antes de demonstrar como a Bíblia Sagrada condena o orgulho e como este sentimento é prejudicial em sua vida, é importante que você entenda o que é o orgulho. O orgulho deve ser entendido como um sentimento no qual nos sentimos superiores aos outros e até mesmo superiores a Deus.

Com isso, nos afastamos dos ensinamentos e caminhos de Deus por julgarmos que nossas ideias e vontades são melhores do que as que o Senhor nos preparou, e isso fará com que você se afaste cada vez mais da palavra de Deus e dos ensinamentos da Bíblia. Portanto, evite o orgulho e seja o mais humilde possível, uma vez que este o sentimento que Deus espera de você!

O que a Bíblia nos ensina sobre o orgulho?

Depois de entender o que é o orgulho e como ele se manifesta, certamente você já entendeu como este sentimento é prejudicial e porque é considerado como um dos pecados capitais. A seguir, serão apresentados alguns ensinamentos e versículos importantíssimos que a Bíblia Sagrada nos traz e que estão relacionados com o orgulho.

O orgulho te leva para a destruição

O primeiro ensinamento da Bíblia Sagrada desta publicação e também um dos mais importantes que estão relacionados com o sentimento de orgulho te mostra para qual direção o orgulho te levará. Seu orgulho irá te direcionar para as grandes destruições e quedas, e é por isso que você não deve se sentir superior a ninguém e a nenhum ensinamento.

A partir do momento em que você se deixa levar pelo orgulho, cria uma falsa realidade em que é superior aos outros e até mesmo aos ensinamentos de Deus. Com isso, quando tiver um choque de realidade, a “queda” será grande, e você irá sofrer muito com isso. Portanto, em momento algum seja orgulhoso, uma vez que este não é o caminho esperado pelo Senhor para você.

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” (Provérbios 16:18)

Deus se opõe aos orgulhosos

Outro motivo importantíssimo para que você não cometa o pecado do orgulho são as vontades do Senhor. A Bíblia Sagrada nos traz dezenas de versículos e ensinamentos de Deus que nos orienta a sermos humildes, e é desta forma que você deverá se comportar.

Mais do que a orientação de sermos humildes, a Bíblia também deixa muito claro que o Senhor se opõe aos orgulhosos, e se você deseja ser próximo de Deus e de seus ensinamentos, não pode ser orgulhoso em momento algum.

“Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. (Tiago 4:6)

Os humilhados serão exaltados!

Poderíamos utilizar o mesmo versículo anterior para destacar como Deus além de desejar que você não seja uma pessoa arrogante, também seja uma pessoa humilde. Assim, o versículo abaixo traz um ensinamento muito importante sobre a humildade, e como isso será decisivo no dia do seu juízo final.

A frase “os humilhados serão exaltados” é muito comum em nosso dia a dia, e em diversas passagens é destacada na Bíblia Sagrada, servindo como motivação para a sua humildade e destacando o que Deus espera das suas atitudes no dia a dia.

“Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12)

Não julgue e próximo e não seja arrogante

Por fim, mais um importantíssimo ensinamento da Bíblia Sagrada nos mostra que devemos ser humildes não só perante o Senhor, mas principalmente com as pessoas ao nosso redor.

Para isso, é indispensável que você não fale de forma orgulhosa, e também não julgue as atitudes de seus irmãos. Somente Deus deverá nos julgar, e a partir do momento em que você acha que possui sabedoria suficiente para julgar o próximo, está se afastando dos ensinamentos de Deus e agindo de forma orgulhosa. Assim, deixe a etapa de julgamento para o Senhor, e foque na sua humildade o tempo todo!

“Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens.” (1 Samuel 2:3)

Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação versículos e ensinamentos importantes da Bíblia Sagrada relacionados com o sentimento e pecado do orgulho. O orgulho infelizmente está muito presente no mundo atual, e faz com que as pessoas se sintam superiores aos outros e até em relação aos ensinamentos de Deus.

Portanto, você não deve cometer em hipótese alguma este pecado (assim como qualquer outro pecado!) e deve agir com humildade e de acordo com os ensinamentos de Deus. Os versículos apresentados nos mostram exatamente este caminho, e são importantes para guiá-lo na jornada que o Senhor preparou para a sua vida!