Dentre todos os pecados que rodeiam nossas vidas e jornadas na Terra, a inveja é um dos mais condenados e que devem ser evitados. Isso porque este tipo de sentimento é muito prejudicial e vai contra tudo o que a Bíblia Sagrada e Deus espera de você. Por isso, a inveja é também amplamente comentada ao longo de todo o Livro Sagrado.
Em função disso, serão apresentados a seguir alguns dos principais versículos e ensinamentos da Bíblia Sagrada sobre a inveja, destacando como este sentimento é ruim e prejudicial para quem é vítima e também para aqueles que praticam a inveja.
O que é a inveja?
Antes de mais nada, é importante que você compreenda o que é a inveja e como esse sentimento é prejudicial para a sua vida. A inveja pode ser entendida como o desejo de possuir o que é de outra pessoa, assim como ficar insatisfeito ao ver esta pessoa bem.
Com isso, você pode entender com facilidade porque a inveja é prejudicial para o ser humano, especialmente para aqueles que desejam seguir os ensinamentos de Deus. Na Bíblia Sagrada e até mesmo durante as suas orações diárias você poderá perceber que o Senhor espera justamente o contrário de você, ou seja, que você fique contente com as bençãos de seus irmãos e não queria nada além do que te pertence!
O que a Bíblia nos ensina sobre a inveja?
Depois de entendermos melhor o que é o sentimento de inveja e como este sentimento é prejudicial em nossas vidas, podemos conhecer também alguns dos principais versículos e ensinamentos da Bíblia Sagrada sobre este assunto. Sendo assim, veja a seguir os principais ensinamentos do Livro Sagrado relacionados com a inveja.
A ira é um sentimento amplamente condenado pela Bíblia
O primeiro versículo e ensinamento que será apresentado nesta publicação está relacionado com a forma como a inveja é condenada pela Bíblia em diversas ocasiões. Sem dúvidas, o sentimento de inveja é um dos piores que podem despertar em uma pessoa, e o Livro Sagrado ressalta isso em dezenas de passagens.
No versículo abaixo, por exemplo, retirado do livro de Provérbios, a inveja é condenada de forma pior que a ira, que também é um sentimento muito ruim e tratado como pecado pela Bíblia.
“O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?” (Provérbios 27:4)
Não cobice o que é do próximo
Outro ensinamento trazido pela Bíblia e que também é muito importante quando tratamos da inveja é a cobiça. A cobiça está diretamente ligada com a inveja, uma vez que se relaciona com a vontade de possuir aquilo que é do outro. Sendo assim, em diversas passagens a Bíblia Sagrada destaca que a cobiça é uma atitude condenável e que não deve ser praticada por nenhuma pessoa que deseja seguir o caminho do Senhor.
“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”. (Êxodo 20:17)
O sentimento de inveja desperta outras atitudes ruins
A bíblia Sagrada também traz vários outros ensinamentos relacionados com a inveja. Os versículos a seguir, por exemplo, destacam como o sentimento de inveja despertam o homem para praticar outros sentimentos ruins, tornando esta pessoa ainda pior aos olhos e ensinamentos do Senhor.
Com isso, evite ao máximo qualquer forma de inveja, uma vez que este péssimo sentimento poderá despertar em você e no próximo outros sentimentos ruins, como destacam os Salmos abaixo:
“Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional.” (Salmos 73:21,22)
Afaste-se da inveja e de todo o mal
Por fim, traremos mais um importantíssimo ensinamento da Bíblia Sagrada, que nos traz uma mensagem muito clara em relação à inveja. A vontade de Deus e dos registros das suas palavras na Bíblia é que você se afaste o máximo possível da inveja, assim como qualquer outro sentimento de maldade de pecados.
Somente assim você poderá trilhar um caminho de justiça e que siga as graças de Deus, uma vez que a inveja certamente não é um sentimento tolerado pelo Senhor. Afinal, este é um dos pecados capitais.
“Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.” (1 Pedro 2:1)
Desta forma, foram apresentados ao longo desta publicação os principais ensinamentos e versículos da Bíblia relacionados com a inveja. Como foi destacado, a inveja é um sentimento muito prejudicial, e a presença deste sentimento pode desencadear também outros pecados. Assim, a Bíblia Sagrada condena seriamente a inveja, uma vez que este sentimento está no sentido totalmente oposto daquilo que Deus espera de você.
Os versículos apresentados na publicação ressaltam ainda mais o posicionamento da Bíblia em relação ao sentimento de inveja, e você deve abolir este sentimento da sua vida para que possa viver de acordo com os ensinamentos de Deus e seguir tudo aquilo que foi planejado para a sua vida!
[…] praticamos a leitura da Bíblia Sagrada, ficamos o mais perto possível das palavras e ensinamentos de Deus. Diante disso, […]