0%
Loading ...

Terra Prometida: conheça toda a história da promessa de Deus

A caminhada dos hebreus pelo deserto em busca da terra prometida, teve duração de 40 anos, tinha um fundamento totalmente necessário. A situação em que os hebreus se encontravam os obrigava a tentar qualquer coisa que os tirasse dali. 

Deus, observando tanto sofrimento, ofereceu uma solução a seus filhos, desde que se mantivessem fiéis e firmes em sua palavra. A Terra Prometida foi um presente dado por Deus ao povo hebreu.

Mas afinal de contas, o que foi a Terra Prometida? Quem habitou esse local? Se você possui essas e outras dúvidas, leia este artigo até o fim e encontre as respostas  que tanto precisa!

Os 40 anos no deserto

Com o intuito de chegar a Terra Prometida, chamada Canaã, o povo de Israel caminhou durante longos 40 anos pelo deserto. No livro de Êxodos podemos encontrar toda a história detalhadamente. Confira a seguir alguns detalhes dessa história.

Moisés e a terra prometida

Quem liderou essa caminhada foi Moisés, a mando do próprio Senhor Deus, e o porta-voz foi seu irmão Arão. Antes que Moisés voltasse à terra e no período em que todas às dez pragas foram enviadas por Deus, no intuito de fazer com que Faraó libertasse o povo, os israelitas que eram escravizados.

A vida de Moisés já estava traçada e inserida nos planos de Deus. Para relembrar, Moisés foi adotado pela filha de Faraó, que o encontrou boiando sobre as águas do rio Nilo, dentro de um cesto de junco. Isso, após sua mãe biológica decidir colocá-lo na cesta e torcer para que fosse adotado, devido à ordem de que todos os bebês hebreus fossem afogados.

Durante o trajeto do pelo rio, sua irmã o observou de longe para garantir sua segurança e saiu de perto somente após perceber que seu irmão seria cuidado pela princesa. 

Um ponto positivo em meio a tanto caos foi ter questionado se a princesa gostaria de uma parteira hebraica, que concordou com a ideia e garantiu que a verdadeira mãe fosse paga para amamentar seu próprio filho, que a partir daquele momento estaria vivendo uma vida de luxo, na realeza.

A demora da conquista

Um dos motivos para a conquista da Terra Prometida ter demorado longos anos é marcado pela infidelidade vinda dos israelitas. Existe um relato afirmando que na época, Deus perdoou seu povo apenas por manifestação de Moisés, porém mesmo com esse perdão, apenas Josué e Caleb pisaram em Canaã.

O Salmo de número 95 diz o seguinte “Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos”

Mesmo com o povo já cansado de tal situação, com sua fé por um fio a ponto de adorar um bezerro de ouro (fato ocorrido enquanto Moisés subiu ao monte para dialogar com Deus) e com uma tamanha revolta, chegando a irritar Moisés, Deus continuou a proporcionar alimento e água, mantendo firme sua promessa.

A Terra Prometida

O nome dado ao local  prometido por Deus a Abraão e seus descendentes foi de Terra Prometida, local designado como presente de Deus aos israelitas.

Essa terra tem sua importância quando Deus convoca Abraão para Canaã (terra prometida). Na época, um grupo de pessoas vivia em uma região, estando elas em seu próprio plano de salvação. Partindo desse ponto, Deus prometeu duas coisas a Abraão: grande número de descendentes e que esses mesmos descendentes seriam ocupantes de Canaã. 

De todas as 5 vezes, Deus fez a promessa para Abraão pela primeira vez quando o próprio ainda era novo em Canaã. Ao longo da vida de Abraão, Deus prosseguiu repetindo a promessa e após seu falecimento, fez a mesma a seu filho e seu neto. Porém, nem Abraão, nem Isaque (filho) e Jacó (neto) chegaram a possuir a terra. 

Isso porque, junto de seu rebanho, eles viviam como nômades, ou seja, nunca estavam em apenas um só local. A única coisa que possuíam era uma caverna de enterro, local onde todos foram enterrados. A Terra Prometida foi então deixada para outra geração de hebreus.

Quando intervalo dos patriarcas passou, o povo hebreu começou a viver em situação de escravidão no Egito, ocorrido que infelizmente durou muitos anos. Moisés então os guiou para a caminhada de 40 anos e somente depois da liderança de Josué, o povo passou a conquistar Canaã.

A passagem de Levítico 25:23 diz o seguinte: “A terra é minha e vocês são somente estrangeiros e peregrinos que vivem nela”. Isso quer dizer que o local era apenas um presente de Deus, mas que o verdadeiro dono ainda era o Senhor. Os hebreus só poderiam continuar a habitar a região enquanto temessem e fossem fiel ao seu Senhor.

Munyke Melo
WRITTEN BY

Munyke Melo

Autora publicada no mercado editorial, Munyke Melo é especialista em marketing de conteúdo, atuando como redatora SEO e analista de planejamento estratégico de KW há mais de dois anos! Já trabalhou para agências de marketing digital e atualmente possui mais de 500 artigos publicados em nichos diversos. Comprometida com o criativo, está sempre disposta a criar conteúdos originais, relevantes e de alta qualidade.