Muitos conhecem a história de Daniel na cova dos leões, que mesmo sendo jogado com esses animais famintos, saiu ileso e com vida, um verdadeiro milagre. Mas afinal de contas, você sabe quem realmente foi Daniel e qual sua história? 

A maioria das pessoas conhece apenas as histórias mais contadas na Bíblia, ficando muitas vezes sem entender todo o contexto. Pensando nisso, elaboramos este artigo com todas as informações possíveis sobre Daniel e sua vida. Quer saber mais? Então fique ligado e leia até o fim! 

A história de Daniel

Daniel foi um dos filhos de Davi, chamado também de Quileabe, o segundo filho com Abigail. Não existem tantas referências sobre Daniel. Dessa forma, sabemos apenas que de seus outros dois irmãos, era o mais velho. 

No livro do Profeta Ezequiel, podemos encontrar algumas referências a uma pessoa denominada Daniel, descrita como alguém justo e totalmente sábio. Já no Livro de Ezequiel, Daniel é comparado a Jó e Noé, como exemplos de justiça. 

Saber a que Daniel se referem essas passagens é algo que vem sendo debatido a muitos anos. Há quem defenda ser o Profeta Daniel, como também há intérpretes que afirmam ser outro personagem, devido a diferença de escrita desse nome hebraico (Dan’el em vez de Dani’el).

Essa sugestão afirma que Daniel mencionado seja outro personagem heroico mencionado em um antigo texto ugarítico, que foi um rei muito justo e preocupado com seu povo. O nome “Daniel” significa “Deus é meu juiz”. 

Daniel na cova dos leões

Assim que Dario tomou a Babilônia, obteve conhecimento da grande capacidade de Daniel. Escolheu então três homens para tomar o lugar de supervisores de seus 120 governadores, sendo que Daniel estava entre esses três. 

Porém, quem mais obteve destaque entre os supervisores foi Daniel. Tanto que o próprio rei tinha planos de colocá-lo à frente do governo de todo o império. Isso fez com que os governadores e supervisores passassem a bolar planos para derrubar Daniel.

Como não encontravam nenhuma solução que realizasse tal ato, resolveram colocar Daniel contra a parede. O plano da vez foi convencer o rei a decretar que todas as orações feitas durante 30 dias deveriam ser direcionadas somente a ele e, aquele que desobedecesse seria jogado aos leões. 

Daniel, como grande fiel e Deus, não se deixou levar pelo decreto e continuou orando para Deus como de costume, três vezes ao dia. Daniel passou a ser vigiado e no momento que foi pego em oração, contaram ao rei. 

Dario ficou triste com tal notícia, porém, tentou até o fim do dia tentou manter Daniel salvo, mas os próprios homens que armaram o esquema garantiram que o castigo fosse cumprido. O rei então, foi para casa e durante e não conseguiu pegar no sono. Ao amanhecer, a primeira coisa feita foi correr para a cova dos leões e chamar por Daniel.

Assim que o castigado ouviu a voz do rei, respondeu que Deus havia lhe enviado anjos para fechar a boca dos leões. O rei, extremamente alegre pela vida de Daniel, ordenou que o tirassem da cova.

Assim, todos aqueles que planejaram tal ato contra a vida de seu supervisor fosse atirado na cova, junto de suas famílias. Em seguida, o rei decretou que todos deveriam reverenciar e temer o Deus de Daniel.

Porque Daniel foi um exemplo

Além de ter sido um grande profeta, que tinha visões e interpretava sonhos, devido a um dom recebido por Deus. Daniel era considerado uma pessoa extremamente justa e temente a Deus (podemos notar pelo tópico anterior). 

Sua aliança e fidelidade com Deus vinha acima de qualquer tesouro, até mesmo de sua vida. Daniel nunca se corrompeu ou rejeitou Jesus por interesses mundanos. Muitos afirmam que Daniel viveu até os 90 anos, cerca de 536 a.C. no terceiro reinado de Ciro. 

Uma tradição rabínica ainda afirma que Daniel retornou a Jerusalém bem ao fim de sua vida, junto da libertação dos exilados. Foi sepultado em Susa, porém não existem evidências concretas para provar tal teoria. 

A história de Daniel nos faz refletir que mesmo com as dificuldades e o paganismo. Podemos e devemos estar sempre o mais próximo de Jesus Cristo, buscando os melhores caminhos para tal aproximação.