Quando pensamos em obediência a Deus, logo nos remetemos a história no paraíso, com o pecado original. Alguns acreditam que o grande pecado fora comer o fruto, quando na verdade foi a desobediência.
Para Deus, é de suma Importância que sejamos servos obedientes, mesmo que ele possa perdoar os nossos deslizes, quando verdadeiramente nos arrependemos. Na bíblia, encontramos diversas passagens sobre o tema e ensinamentos para sermos servos melhores.
Ficou curioso? Então fique neste artigo até o final e conheça algumas passagens bíblicas sobre a obediência a Deus e sua importância. Continue lendo e confira logo a seguir!
O que acontece quando não obedecemos ao Pai
Se Deus é Pai, faz total sentido pensarmos em obediência. Quem tem filhos sabe o quanto podemos ficar chateados quando eles não nos obedecem.
Isso acontece porque somos mais sábios, mais experientes e cautelosos. Portanto, sabemos de coisas que eles ainda não sabem, já que somente os anos e experiência os ensinarão.
Mesmo assim, a fim de que sofram menos, nós tentamos fazer com que façam as escolhas mais inteligentes para sua felicidade. Bem assim é Deus, que sabe infinitamente mais do que nós.
A questão aqui não se refere a ser pecado desobedecer, afinal de contas, somos todos pecadores. O grande ponto é o sofrimento, este que passamos e sentimos as dores da vida.
Desobediência a Deus é sofrimento, é dar milhões de voltas desnecessária para chegar ao mesmo fim. Não vale a pena querer fazer tudo por conta própria quando Ele sabe mais e nos direciona para as melhores escolhas.
Passagens bíblicas sobre a obediência a Deus
Na bíblia sagrada, muito se fala sobre obediência a Deus. Dentre os principais versículos bíblicos, podemos destacar:
- Como filhos obedientes, não se conformem com as paixões de sua antiga ignorância. (1 Pedro 1:14);
- Pois este é o amor de Deus, que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são pesados. (1 João 5:3);
- Se você estiver disposto e obediente, comerá do bem da terra; (Isaías 1:19);
- Por que você me chama de ‘Senhor, Senhor’ e não faz o que eu digo? (Lucas 6:46);
- Mas se obedecerem cuidadosamente à voz dele e fizerem tudo o que eu digo, serei inimigo de seus inimigos e adversário de seus adversários. (Êxodo 23:22);
- Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. (Colossenses 3:20);
- Eu escolhi o caminho da fidelidade; Eu defino suas regras antes de mim. (Salmo 119: 30);
- Mas eu faço como o Pai me ordenou, para que o mundo saiba que eu amo o pai. Levante-se, vamos embora daqui. (João 14:31);
- Vejam, estou colocando diante de vocês hoje uma bênção e uma maldição: a bênção, se obedecer aos mandamentos do Senhor seu Deus, que hoje te ordeno, e a maldição, se não obedecer aos mandamentos do Senhor seu Deus, mas afasta-te do caminho que te ordeno hoje, para ires atrás de outros deuses que não conheceste. (Deuteronômio 11: 26-28).
Vale a pena obedecer ao Senhor?
Se sabemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2), o que tememos acontecer em nossas vidas? Vale a pena obedecer ao Senhor.
Quando lemos a bíblia sagrada, sobretudo o Antigo Testamento, fica claro que a desobediência incomodava a Deus que, mais de uma vez, tentou expurgar os desobedientes do meio dos seus.
Contudo, com a vinda de Jesus Cristo, existe nova chance para que nós possamos nos tornar servos melhores. Imagina se fosse como era antes? Quantos lugares não são piores do que Sodoma? Quantas vezes não teria acontecido um dilúvio?
Sobretudo, quando nós olhamos para o exemplo de Cristo, para quem Ele é, tudo o que sofreu e em como venceu o mundo, fica nítido que obedecer ao ser mais perfeito que já caminhou sobre a terra faz sentido.
Portanto, obedeçam a Deus, evitem o sofrimento desnecessário e vivam uma vida em comunhão com o Pai. Mais vale uma vida com Deus do que uma vida em pecado.