As virtudes e ensinamentos da Bíblia Sagrada nos fornecem diretrizes para aquilo que devemos seguir. Ao mesmo tempo, o livro também ressalta pecados e ações que não devemos cometer, uma vez que estas atitudes vão contra aquilo que Deus espera de nossas vidas. Entre estes pecados, o adultério é um dos assuntos mais comentados pelo Livro Sagrado.

O adultério está muito presente em nosso dia a dia, e é uma atitude que prejudica casais e famílias inteiras. Por isso, é fortemente repreendido pela Bíblia Sagrada e seus ensinamentos. Sendo assim, serão apresentados a seguir os ensinamentos do Livro Sagrado que tratam sobre o adultério, apresentando também versículos que ressaltam como o adultério é prejudicial e condenado por Deus.

Por que o adultério é tão condenado pela Bíblia?

O que é o adultério e como este pecado é prejudicial?

O adultério é a falha ou desvio em casamentos e relações matrimoniais. Sendo assim, além de um desrespeito com seu companheiro, a atitude também está em total desacordo com os propósitos de Deus, uma vez que fere um de seus mandamentos. Sendo assim, o adultério não deve ser cometido e é amplamente condenado pelo Livro Sagrado.

Versículos e ensinamentos da Bíblia sobre o adultério?

Como foi destacado, o adultério é amplamente condenado pelo Livro Sagrado. Sendo assim, existem diversas passagens da Bíblia que destacam como o adultério é prejudicial em sua vida e porque não deve ser cometido. Assim, veja a seguir alguns destes ensinamentos.

Honre e conserve o seu casamento

O primeiro ensinamento da Bíblia Sagrada sobre o adultério que traremos nesta publicação está relacionado com o casamento. A partir do momento em que você comete o adultério, está prejudicando e provavelmente acabando com o seu casamento. Sendo assim, está indo contra um mandamento de Deus, e indo contra tudo aquilo que este laço precisa.

O casamento é fundamental para as pessoas, e ao destruir uma relação desta por causa de adultério você decepciona o seu companheiro, e também as expectativas de Deus para a sua vida. Com isso, honre e conserve seu casamento, para manter a sua vida abençoada e seguindo tudo aquilo que o Senhor espera de você.

“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” (Hebreus 13:4)

A amizade com o mundo é a inimizade com Deus

O segundo versículo e ensinamento bíblico apresentado nesta postagem está diretamente relacionado com o tópico anterior. A partir do momento em que você coloca em xeque seu casamento e suas premissas com Deus para se tornar amigo de ações e pecados mundanos, você estará se afastando do Senhor.

Desta maneira, não se deixe levar pelos prazeres mundanos e siga o que Deus espera da sua vida, para que possa aproveitar tudo o que o Senhor nos oferece e caminhar em uma jornada de justiça, e prosperidade!

“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

Não satisfaça os desejos da carne

O terceiro ensinamento da Bíblia mostrado nesta publicação pode ser aplicado para diversos pecados, em especial para a luxúria e o adultério. Em hipótese alguma você pode deixar ser levado pelos prazeres da carne. As tentações deste tipo estarão presentes em todos os momentos, mas você não poderá se deixar levar por isso.

As tentações e prazeres da carne estarão te rodeando de todas as formas possíveis, mas é imprescindível que você siga a jornada planejada pelo Senhor e não se deixe levar nem por pequenas atitudes, como a cobiça. Este repúdio aos prazeres da carne é exatamente o que Deus espera de você. Portanto, siga em frente e lute contra os prazeres da carne!

“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” (Gálatas 5:16,17)

Não se destrua através do adultério

Por fim, o último ensinamento apresentado nesta publicação destaca como você está se destruindo através do adultério. O pecado do adultério é tão grave que destrói a sua família, a sua (seu) companheira (o) e ainda te afasta de Deus e seus ensinamentos. Sendo assim, a pessoa que comete o adultério está totalmente afastada de Deus e, consequentemente, distante da vida e paz eternas.

Portanto, fique longe de qualquer tentação que envolva o adultério, uma vez que a expectativa do Senhor para a sua vida não é essa, e o casamento é um grande pilar para a construção da família, que é indispensável para as nossas vidas.

“Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.” (Provérbios 6:32)

Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação versículos e ensinamentos da Bíblia Sagrada sobre o adultério. Um pecado muito prejudicial às famílias, o adultério é amplamente condenado pelo Livro Sagrado, e qualquer pessoa que siga os ensinamentos do Senhor deve se afastar de qualquer forma de adultério.