0%
Loading ...

Os 12 discípulos de Jesus: quem foram e como viviam

Discípulos de Jesus

Os discípulos de Jesus Cristo foram homens escolhidos por Ele, para aprender e disseminar a sua palavra para o mundo. Ao contrário do que se imaginava, Jesus não escolheu guerreiros ou santos, mas homens comuns, com corações enormes e grande potencial observado por Ele. 

Embora a passagem de Cristo acumulasse multidões, dados seus milagres e reputação, somente 12 homens foram escolhidos para verdadeiramente fazer comunhão com Ele e compartilhar os seus ensinamentos diretamente. Esses personagens são importantíssimos para o cristianismo, pois, através de seus olhos, conhecemos a Cristo. 

Ficou curioso? Continue neste artigo até o final e conheça quem foram esses homens distintos em fé e escolhidos para serem os discípulos de Jesus Cristo. Confira!

Simão, um dos discípulos de Jesus

Discípulos de Jesus

O Apóstolo Pedro, que na bíblia também é chamado de Simão, Cefas e Simeão foi um dos primeiros apóstolos a ser escolhido por Jesus Cristo.

Acredita-se que seu nome seja de origem hebraica, do nome Simeão e que Simão tenha sido adotado do grego, que possui pronúncia parecida. Já  denominação Pedro foi dada devido ao seu encontro com Jesus, que o chamou de Cefas, sendo que Cefas significa rocha ou pedra (do haramaico), que no grego significa Petros, o que fez ser chamado de Pedro.

Jesus o chamou dessa forma devido a Simão se tornar uma pessoa forte como pedra, diferente de uma pessoa com temperamento volúvel.

Jesus e Simão se conheceram depois de um pedido para usar seu barco, no intuito de pregar para uma multidão que aguardava. Simão, Tiago e João estavam a lavar as redes depois de uma pesca mal sucedida.

André, Irmão de Simão Pedro

André era o irmão de Pedro (Simão), e assim como seu irmão, seu nome é de origem grega, significando “valente”. André foi discípulo de João Batista, que lhe apresentou Jesus Cristo como o cordeiro de Deus. Depois disso, também trouxe seu irmão para Jesus.

Aproximadamente um ano depois, Jesus convocou André e Simão para serem seus discípulos durante todo o tempo. Portanto, teriam que deixar de ser pescadores, e assim fizeram. Pouco tempo depois, tiveram o prazer de observar Jesus agindo com seu poder de cura.

Tiago um dos discípulos de Jesus

Tiago era filho de Alfeu, Pouco se sabe sobre esse apóstolo, já que na bíblia não encontramos muitas informações. Porém, o livro de Marcos refere-se a Tiago como “o menor”.

O adjetivo dado a seu nome pode ser tanto por seu tamanho, que talvez fosse pequeno, como também pode ser pelo fato de ser mais novo que o outro Tiago (filho de Zebedeu). 

João, irmão de Tiago

Filho de Zebedeu, João era irmão de Tiago e provavelmente mais novo. Sua profissão era pescar, assim como a de seu pai, que foi um homem de grande sucesso no ramo. 

João e Tiago faziam parte de uma família com boas condições entre as demais, já que tinham empregados contratados. Antes que João se tornasse discípulo de Jesus, foi discípulo de João Batista e somente depois de conhecer Jesus converteu-se a ser discípulo de Jesus Cristo. 

Filipe, amigo de André e Simão

Filipe foi chamado por André e Simão, que logo após foi chamado por Jesus, onde resolveu seguir como um de seus discípulos. 

Sua cidade natal era Batsaida da Galileia, mesma cidade em que André e Simão residiam. Existe uma teoria de que era uma vila de pescadores situada na praia ocidental do lago. Existe menção do apóstolo nos 3 primeiros Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos. 

Bartolomeu um dos discípulos de Jesus

No evangelho de João encontramos o nome de Natanael citado muitas vezes. Acredita-se que Bartolomeu e Natanael sejam a mesma pessoa. O significado de Natanael é “Deus deu”.

O chamado de Bartolomeu para se tornar discípulo ocorreu após seu acompanhamento de Filipe ao senhor Jesus, quando Jesus, que quando o avistou e disse: “Veja, aí está um israelita em que não há falsidade.” Depois de tais palavras, Bartolomeu questiona como Jesus o conhece, e Jesus disse “Antes que Filipe o chamasse, quando você estava debaixo da figueira, eu o vi”.

Tomé, o pessimista e cético

Tomé tinha como característica ser uma pessoa pessimista, tanto que, na ressurreição de Jesus, o mesmo não acreditava e gostaria de provas concretas.

Ao renascer, Jesus visitou seus discípulos, porém Tomé não estava junto, então, 8 dias depois, com todos reunidos, Jesus apareceu e pediu que Tomé tocasse suas feridas. Só assim Tomé acreditou. 

Mateus, o cobrador de impostos

Mateus foi o único apóstolo escolhido por Jesus de forma única. O encontro se deu quando Jesus o avistou sentado nas alfândegas, e deu a ordem de que Mateus o seguisse.

Muitos afirmam que entre todos os discípulos, Mateus era o mais culto. Uma das poucas informações que temos sobre Mateus é que provavelmente era um publicano (cobrador de impostos), tanto que o local em que foi encontrado por Jesus era um posto fiscal. 

Tiago, irmão de João

Jejuar e orar

Tiago era o irmão de João, o filho mais velho de Zebedeu. Tiago era pescador e sua família era muito respeitada na sociedade. Sua profissão era pescar, e seu irmão, João era conhecido por muitos como sumo sacerdote.

O apóstolo ainda foi o primeiro a sofrer com o martírio, sendo que foi morto a espada após uma ordem de Herodes. Tiago recebeu o apelido de “Boanerges”, que significa “filhos do trovão”.  

Judas Tadeu um dos discípulos de Jesus

Judas Tadeu, do grego significa “Judas de Tiago”, isso porque seu pai se chamava Tiago. Outros ainda dizem que Judas de Tiago vem querer dizer que ele é irmão de Tiago, em vez de filho. 

Outro fato de grande importância e que talvez seja um dos principais motivos de Judas levar o nome composto “Tadeu” (ou Lebeu) é para diferenciá-lo de Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo. 

Simão, um dos Zelotes

Não sabemos a fundo sobre a bibliografia de Simão (Zelote), apenas que ele também aparece sendo chamado de “o cananeu” ou “o nacionalista”.

Esse nome é dadp devido ao fato de participar de um grupo separatista chamado de Zelotes. 

Judas Iscariotes, o traidor

O discípulo que traiu Jesus, Judas Iscariotes leva o nome de “Iscariotes” por sua origem, já que existem locais denominados “Quiriote”. Outros também acreditam que o nome signifique “um assassino”, porém essa versão não é tão provável. 

Além de discípulo, Judas servia como tesoureiro entre os outros 11. Além de sua traição, roubava todas as arrecadações que ficavam guardadas, porém não conseguiu obter lucro com isso e se frustrou.

Não se sabe ao certo sua origem, apenas que era filho de Simão e que talvez residiu em um local chamado Iscariotes. 

Munyke Melo
WRITTEN BY

Munyke Melo

Autora publicada no mercado editorial, Munyke Melo é especialista em marketing de conteúdo, atuando como redatora SEO e analista de planejamento estratégico de KW há mais de dois anos! Já trabalhou para agências de marketing digital e atualmente possui mais de 500 artigos publicados em nichos diversos. Comprometida com o criativo, está sempre disposta a criar conteúdos originais, relevantes e de alta qualidade.