0%
Loading ...

O que a história de Jó e suas 7 provações tem para nos ensinar

Durante um longo período de sua vida, as provações de Jó foram permitidas por Deus. Satanás tentava impor empecilhos e tentações para que Jó demonstrasse não ser um vaso perfeito como todos pensavam.

Em meio as suas 7 provações, Jó, mesmo sofrendo com a perda de seus filhos, pobreza, casamento sendo abalado e as outras provações, nunca rejeitou ou colocou a culpa de suas ruínas em Deus. 

Provações de jó

A história de Jó nos transmite a mensagem de que mesmo que por uma fase, um momento de nossas vidas, estejamos passando por dificuldades, Deus tem planos maiores. Deus nunca dá a um servo, um fardo que seja maior que a sua capacidade de carregá-lo. 

Mas afinal, de contas, quais foram todas essas provações? O que Jó passou durante esse período? Muitas pessoas não sabem quais foram todas essas provações. Se você é uma dessas pessoas, leia o artigo até o final! Os tópicos abordados serão os seguintes:

  • Perda de todos os seus bens e filhos;
  • Abalo na saúde;
  • Contratempos em seu casamento;
  • Dúvidas em relação à sua reputação;
  • Perda de todos os seus amigos;
  • Repreensão por Deus;
  • Revelação de Deus. 

Perda de todos os seus bens e filhos

Na época, Jó era um homem considerado milionário. A perda de todos os seus bens materiais o deixou pobre. Em um único dia, Jó perdeu todo o seu gado (que era composto por 7 mil ovelhas, quinhentos jumentos, mil bois e 3 mil camelos). 

Quase todos os empregados também tiveram suas vidas ceifadas na tragédia, sobrando apenas alguns, que retornaram para contar o ocorrido. A pior perda foi a de seus 10 filhos, que estavam se alimentando na casa do irmão mais velho de Jó, quando uma forte ventania atingiu a casa e tudo caiu sobre eles. 

Abalo na saúde foi uma das provações de Jó

Deus não dava permissão para que Satanás lançasse algo que acabasse com a vida de Jó em um instante. Porém, lançou em Jó uma grave doença que lhe causava graves feridas por todo o seu corpo, dos pés à cabeça. 

Essa doença causa uma dor intensa, daquelas de tirar o sono. A bíblia ainda registra que Jó ficou deformado e irreconhecível, devido às feridas. Essa doença pode ter ocorrido em Jó por causas naturais, mas também pode ter sido obra maligna. 

Jó viveu em média 140 anos. O fim de sua vida foi regido pelo sofrimento, porém, sua passagem para o céu foi garantida. 

Contratempos em seu casamento

A esposa de Jó passou a ser reconhecida como infiel e ambiciosa. Isso porque sugeriu que Jó renunciasse ao seu Senhor, pois não suportava mais tanto sofrimento mesmo se mantendo íntegra.

Jó não deu ouvidos, respondeu à altura e se manteve firme no caminho de Deus, sempre entendendo que tudo aquilo que estava passando estava nos planos do senhor. 

Dúvidas em relação à sua reputação

Devido a tanto sofrimento e tantas perdas, seus amigos não lhe proporcionaram o devido apoio ou ajuda que Jó precisava naquele momento.

Estavam apenas buscando entender e encontrar quais pecados Jó havia cometido para passar por todas essas provações. 

Perda de todos os seus amigos em provações de Jó

Jó perdeu todas as suas amizades depois que duvidaram de sua reputação. Ao encontrarem Jó doente, irreconhecível, passaram a dizer que ele merecia aquilo e que algo tinha feito. 

Ele então se via sozinho, sem apoio de seus únicos amigos. Porém, diante de tantos julgamentos e reprovações, Jó se levantou, rasgou seu manto e disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome  do Senhor”. 

Repreensão por Deus

Jó estava cansado desses julgamentos e da injustiça cometida contra seu ser, já que era um homem íntegro e estava em sofrimento.

Passou então a se questionar e dizer que Deus não lhe entregava o que tinha direito. Deus então o repreende: “Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.”

Revelação de Deus como última das provações de Jó

Deus então, interviu na história de Jó. Todos os bens foram devolvidos, Jó foi pai de mais 7 filhos e coroado por toda provação passada.

Tudo aquilo que Jó sofreu e perdeu, foi restituído em dobro. Jô morreu aos 140 anos, tendo tempo de cuidar de seus novos filhos e usufruir de seus bens.

Assim, a história e as provações de Jó nos ensinam como confiar em Deus sobre todas as coisas, além de contar com a humildade de reconhecer que se Ele tirar, continua sendo Deus. Este é um exemplo supremo de fé e humildade, se colocando na posição de servo paciente e obediente.

Munyke Melo
WRITTEN BY

Munyke Melo

Autora publicada no mercado editorial, Munyke Melo é especialista em marketing de conteúdo, atuando como redatora SEO e analista de planejamento estratégico de KW há mais de dois anos! Já trabalhou para agências de marketing digital e atualmente possui mais de 500 artigos publicados em nichos diversos. Comprometida com o criativo, está sempre disposta a criar conteúdos originais, relevantes e de alta qualidade.