Para quem conhece apenas o básico da história de Jó, deve ter em mente apenas a morte de seus filhos. A provação e crise de Jó foi muito mais que somente a perda de seus filhos.

Jó sofreu durante um longo período de sua vida, inclusive em sua morte, já que sofreu de uma grave doença que lhe causava machucados por todo o corpo e diversos males. Mesmo assim, nunca se revirou contra Deus.

Se deseja saber mais detalhes sobre a crise de Jó, leia este artigo até o fim e descubra como foi sua vida!

Quem foi Jó, na bíblia sagrada

Jó era neto de Esaú e filho de Zerá. Casado com uma árabe. Todos os seus filhos morreram durante sua provação. Durante sua vida, Jó teve 14 meninos e 6 meninas. Desses 20 filhos, os 10 primeiros morreram na casa de seu irmão mais velho, devido a uma tragédia.

A crise de Jó

Uma forte ventania atingiu a casa, fazendo com que ela desabasse e matasse todos os seus 10 filhos. Muitas provações aconteceram na vida de Jó, porém, depois que tudo passou, Deus o abençoou com mais  filhos.

As provações de Jó ocorreram para que Deus tivesse certeza de seu amor por ele e que nada faria ele se revoltar com seu Senhor ou deixar de amá-lo. No fim das contas, Jó sabia que tudo o que estava passando era porque Deus permitiu e coisas melhores estavam por vir.

Ao cair o fogo do céu, Jó perdeu todas as suas 7 mil ovelhas (e outros animais) e os servos que as cuidavam naquele momento. Mesmo em meio a todos esses desastres Jó nunca pecou, nunca colocou a culpa em Deus ou blasfemou contra seu Senhor, pois sabia que tudo estava nos planos de Deus.

Em um dia, Jó era uma pessoa rica, porém, num piscar de olhos, estava pobre, sem filhos, sem servos e sem animais.

A crise de Jó 

A crise sofrida por Jó envolveu a todos que estavam à sua volta. Todos aqueles que deveriam estar ao seu lado, lhe dando apoio em um momento tão difícil e delicado de sua vida, tentavam apenas descobrir os pecados cometidos por Jó, para que ele passasse por tudo o que estava passando.

Como demonstra a bíblia, apesar dos pesares, Jó tinha consciência de que no final tudo ficaria bem e que todos os males que ele e sua esposa estavam passando estava sendo permitido por Deus. Porém, quem não tinha entendido isso era sua esposa, ao pedir que Jó renunciasse a Deus.

Sua esposa questionava o porquê de se manter fiel,íntegra e ter que conviver na miséria que estava vivendo. Disse então: ““Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre”

Então após ouvir todas as lamentações e blasfêmias de sua esposa, Jó responde: “Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?“

Sua esposa não tinha a mesma maturidade para entender o que Jó conseguia entender. Por esse motivo, foi condenada por todos como ambiciosa, infiel e insana, ao dizer que Jó deveria amaldiçoar Deus. 

Não foi Deus o responsável por todas as tragédias ocorridas na vida de Jó. O culpado disso tudo é Satanás, porém, o Senhor permitiu que tudo acontecesse pois sabia que Jó se manteria de pé, confiante na palavra de Deus.

Deus precisa permitir que Satanás plante a maldade no mundo e seja revelado perante a todos. 

Como Jó morreu

Aos 140 anos de vida, Jó faleceu de uma grave doença chamada de síndrome de hiper-IgE, que inclusive foi apelidada de Síndrome de Jó. 

A doença causa graves infecções no pulmão, infecções cutâneas e sinais de inflamação. O versículo 2:7, do livro de Jó diz o seguinte: “Jó passou a ser afligido com feridas terríveis que iam da sola dos pés até o alto da cabeça, então ele lançava mão de um caco de cerâmica e com ele se coçava, raspando suas feridas, sentado sobre cinzas.”

O que a crise de Jó quer nos mostrar

Depois de tantas perdas e sofrimento, Jó ainda conseguiu se manter firme na palavra de Deus. Isso tudo provou que seu verdadeiro amor pelo Senhor dos Exércitos era inabalável e que sua confiança na palavra era sem igual.

Mesmo com a dor do luto e sua esposa sem compreender o motivo de tudo aquilo, Jó nunca desviou o caminho ou se revoltou com Deus. É exatamente isso que a história quer nos mostrar.

Jó passou por todas as provações, sofreu por um longo período, mas logo depois foi abençoado com outros 7 filhos. 


Enquanto estivermos vivos, sempre existirão tentações e provações para testar nossa fé com Jesus Cristo. Mesmo que estejamos em uma fase ruim, é porque Deus permitiu, Deus sabe da sua capacidade de passar por isso. Ele está preparando coisas melhores em sua vida.