É de conhecimento popular a crença no anjo da guarda. Para muitas pessoas, todos temos anjos que nos guardam e nos protegem a mando de Deus.
Em algumas religiões, é comum acender velas para o anjo da guarda, fazer orações pedindo sua proteção e cuidado. Em diversas culturas podemos ver imagens esculpidas e pintadas sobre o que se imagina do anjo da guarda.
Mas, afinal de contas, o que a bíblia sagrada nos diz a respeito do anjo da guarda? Será que eles realmente existem? E se existem, sua função é nos proteger?
Ficou curioso? Então continue lendo e confira tudo sobre o anjo da guarda. Ao longo deste conteúdo, você irá descobrir:
- Anjo da guarda existe?
- Passagens bíblicas sobre Anjos da guarda
- Qual papel dos anjos?
Continue lendo e confira logo a seguir!
Anjo da guarda existe?
Será que no cristianismo, o anjo da guarda existe? Para isso, precisamos recorrer à bíblia sagrada, livro sobrenatural onde encontramos a história do povo de Deus e toda a trajetória do mundo desde a sua criação em Gênesis.
No Antigo Testamento podemos encontrar passagens que deixam claro que Deus está rodeado figuras celestiais que o adoram e realizam ações em seu nome. Essas figuras seriam os anjos do Senhor.
Nesses livros existem referências frequentes a anjos enviados por Deus como protetores do povo e de indivíduos. Além disso, também encontramos diversas passagens que nos remetem a anjos como mensageiros de Deus.
Um exemplo disso vemos quando um anjo informa a Abraão sobre sua descendência, ou quando um ser celestial avisa José sobre a veracidade da gravidez de Maria, mãe de Jesus, sem nenhum pecado.
Assim, compreendemos que os anjos existem para cumprir a vontade de Deus, seja na intenção de proteger ou de enviar mensagens. Mas será que eles protegem todo mundo?
Não existem referências exatas sobre tal fato. Nenhuma afirmação de que cada indivíduo possui anjos que o protegem a todo momento. Sabemos que isso acontece a mando de Deus.
Não podemos esquecer que os anjos também são citados na bíblia como precursores do apocalipse, no livro de mesmo nome ao final do Novo Testamento.
Passagens bíblicas sobre Anjos da guarda
Para compreender melhor o papel dos anjos na bíblia, é importante ler e compreender a palavra de Deus. Pensando nisso, separamos algumas das passagens bíblicas onde se fala sobre anjos, são elas:
- Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? (Mateus 26:53);
- Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. (Hebreus 13:1-2);
- Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4:16-17);
- Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia. (Mateus 28:5-6);
- Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lucas 15:10);
- E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. (1 Timóteo 3:16).
Além destas, diversas outras passagens podem ser encontradas na bíblia sagrada, onde os anjos são mencionados em diferentes contextos.
Qual o papel dos anjos?
Como vimos, podemos encontrar diferentes passagens bíblicas que mencionam os seres celestiais no céu. Mas, afinal de contas, qual o papel desses seres e será que existe anjo da guarda?
A Bíblia explica que os anjos vivem ao redor de Deus, o glorificando, cantando e honrando seu nome. Então sabemos que o principal papel destes seres celestiais é a adoração do Pai.
Além disso, vemos diversas oportunidades onde os anjos se comunicam com profetas e homens de Deus, sobretudo a fim de passar alguma mensagem, em nome do Senhor.
Já em outras oportunidades, anjos apareceram como, houve na fornalha, a fim de proteger alguns seres humanos, sobretudo os que eram fiéis a Deus.
Assim concluímos que existem anjos da guarda, já que eles nos protegem a mando do Senhor, além de seu papel ser glorificar a Deus e se comunicar com os homens que são fiéis a Ele.
Agora você já sabe tudo sobre o anjo da guarda, sobre o papel dos seres celestiais no céu e muito mais. Não deixe de comentar o que achou deste conteúdo e compartilhar com seus amigos.
[…] as principais passagens bíblicas que nos ensinam a nos relacionar, podemos […]
[…] se é assim, por que devemos evitar o pecado então? Por amor e respeito a Deus e a Jesus Cristo que se sacrificou por nós. Por isso, devemos sempre escolher o caminho do justo e […]
[…] vimos, os pecados capitais tem ligação indireta com a bíblia sagrada, mas será que são pecados de verdade? A resposta é não. De fato, essa lista não se refere a […]