Durante os seus períodos de oração, é muito importante expressar o que está sentindo de forma honesta e humilde. Porém, muitos crentes possuem dúvidas em relação ao processo de oração e se Deus está realmente te ouvindo nestes momentos. Podemos adiantar que sim, Deus está te ouvindo durante as orações! Apesar disso, serão apresentados a seguir 7 dicas e recomendações importantes para que você seja ouvido nos períodos de oração. Seguindo estas dicas e acompanhando os versículos destacados, você terá certeza de que Deus está te ouvindo nestes momentos!
Como ser ouvido durante minhas orações diárias?
Destacamos no parágrafo anterior que saber que está sendo ouvido por Deus é uma dúvida muito comum para alguns crentes. Deus está sempre nos ouvindo, mas a comunicação direta através da oração deve seguir alguns passos para que você tenha total certeza de que está sendo ouvido. A seguir, será apresentada alguns passos importantes para garantir que suas orações sejam ouvidas e atendidas.
Tenha uma vida e rotina de oração
O primeiro passo para garantir que as suas orações estão sendo ouvidas por Deus é criar uma rotina de orações. A oração diária é muito importante para qualquer crente, sendo fundamental para se comunicar diretamente com Deus e ouvir as suas palavras e orientações. Muitas pessoas costumam realizar as orações somente em momentos de dificuldade, angústia e ansiedade. É recomendado que você se comunique sempre com Deus, tanto para pedir ajuda, quanto agradecer pelas benção em sua vida!
“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam de verdade.” (Salmo 145: 18).
Estude e siga as palavras de Deus
Para que as suas orações sejam ouvidas da forma com que você deseja, é também muito importante que você conheça e siga as palavras de Deus. Os ensinamentos podem ser encontrados em diversos locais, como nas igrejas, templos e na própria bíblia. Ao conhecer os ensinamentos da palavra de Deus, você terá mais ciência sobre sua comunicação, sabendo que será ouvido durante o período.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17).
Seja grato pelas palavras de Deus em suas orações
Um fator importantíssimo para que as suas orações sejam ouvidas e atendidas é a gratidão pelas palavras de Deus. Durante a sua comunicação diária com o Senhor, é fundamental que você agradeça pela sua vida, pelas coisas boas e pela sabedoria fornecida para enfrentar as situações adversas. A gratidão é um dos sentimentos mais nobres que um ser humano pode ter, e este sentimento pelas palavras e ensinamentos de Deus farão com que você entenda muito melhor as orações e sinta que está sendo ouvido.
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” (Colossenses 3:15).
Seja verdadeiro, honesto e humilde
Assim como a gratidão, existem também outros três pontos importantes para que a sua oração seja ouvida e atendida por Deus. O primeiro é a sinceridade, uma vez que é necessário que você seja sempre verdadeiro durante a comunicação com Deus. O segundo ponto é a honestidade, que deve ser entendida como a expressão rela daquilo que você está sentindo. Por último, a humildade para reconhecer erros, se arrepender e seguir as palavras de Deus.
“Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.” (Salmos 112:5).
Pratique o bem para com o próximo
Seja para se comunicar melhor com Deus, durante as suas orações ou em qualquer situação enfrentada em sua vida, é indispensável que você seja uma pessoa boa e pratique o bem para com o próximo. A bondade é uma das maiores virtudes do homem, fundamental para que as suas orações sejam ouvidas atendidas. Sendo assim, independente de qual seja a situação enfrentada, não deixe de praticar o bem em nenhum momento, pois esta é uma das melhores ações que podem ser praticadas pelas pessoas.
“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios 4:32).
Não enxergue o momento de oração como exclusivo para a realização de pedidos
Finalizando, você deve entender também que a oração não é um momento exclusivo para a realização de pedidos. Como foi destacado no primeiro tópico desta lista, suas orações devem acontecer de forma diária, e você deve utilizá-las para se comunicar com Deus de todas as formas possível, dando graças, agradecendo pelas conquistas e também pedindo orientações e bençãos. O que você não deve fazer é enxergar os momentos de oração como exclusivos para realizar pedidos.
“Deem graças ao Senhor, clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que ele tem feito. Cantem para ele, louvem-no; contém todos os seus atos maravilhosos. Gloriem-se no seu santo nome; alegrem-se os corações dos que buscam o Senhor. Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face.” (1 Crônicas 16:8-11).
Assim, foram apresentadas dicas e orientações que você deve seguir para que suas orações sejam ouvidas em todos os momentos. Acima de tudo, é muito importante que você seja uma pessoa humilde e bondosa, e esperamos que os versículos e textos te incentivem ainda mais a orar e agradecer todos os dias!
[…] você perceberá a importância de se comunicar com Deus de forma particular, seja através da oração ou ainda da leitura das palavras de Deus na Bíblia. Seguindo os caminhos que foram destacados no […]