Certamente você já ouviu falar sobre o rei Salomão, seja em um filme gospel, uma passagem ou um louvor. Este é um dos principais personagens da história da bíblia, tendo sido muito abençoado por Deus e considerado o mais sábio que já existiu.
Através dos seus livros na bíblia sagrada, podemos aprender muitas coisas sobre a vida, a fé, como se posicionar perante a vida e como agir nas mais diversas situações. A história de Salomão é marcante em todos os sentidos possíveis.
Ficou curioso? Então fique neste artigo até o final e conheça a história deste herói da fé, os livros do rei Salomão e muito mais. Ao longo deste conteúdo você irá compreender:
- Quem foi o rei Salomão na bíblia;
- Livros de Salomão;
- O que aprendemos com rei Salomão;
- Comunicação;
- Diligência;
- Esperança;
- Provérbios de Salomão.
Continue lendo e confira logo a seguir!
Quem foi o rei Salomão na bíblia
De acordo com a Bíblia, Salomão reinou em Israel durante os anos 970 a 930 a.C. Depois da morte de Davi, Salomão herdou o trono com apenas 20 anos de idade, sendo ungido pelo rei sumo-sacerdote.
Mesmo tendo apenas seus 20 anos de idade, era um homem totalmente respeitado e inteligente. A Bíblia afirma que o coração do jovem era repleto de sabedoria, tanto que Deus lhe proporcionou uma inteligência fora do comum.
O nome Salomão vem do hebraico “Chalom”, que significa “Paz”. O jovem era filho de Betsabéia e de Davi, que reinou para 12 tribos que formavam o povo hebreu, por 40 anos. Depois que seu pai veio a falecer, Salomão herdou todo o reino, que ia do Rio Eufrates até a fronteira do Egito.
Devido a toda sabedoria proporcionada por Deus, Salomão escreveu cerca de 3 mil sentenças bíblicas. A bíblia ainda afirma que o próprio tratava todos com igualdade, não dando importância se eram ricos ou pobres.
Livros do rei Salomão
Que temos certeza que foram escritos por Salomão foram os Provérbios, porém, existem outros 3 livros que acreditamos ser também da autoria do rei, sendo eles:
- Eclesiastes;
- Salmo 127;
- Cântico dos Cânticos.
Os Provérbios foram recolhidos pelos judaicos e logo após, canonizados como integrantes do Antigo Testamento.
O que aprendemos com rei Salomão
Salomão deixou diversos ensinamentos para nós, ensinamentos extremamente sábios, dentre eles a comunicação, esperança e diligência, que veremos neste tópico.
Comunicação
Para o rei, somos nós quem escolhemos o caminho que nossas palavras vão seguir, se essas palavras vão servir para amenizar uma situação ou piorar, por isso devemos usá-las com sabedoria.
Salomão ensinou que devemos escolher bem as palavras e ter ciência de seu impacto na vida das pessoas, pois nunca sabemos como alguém pode reagir a certas falas.
Diligência
Para Salomão, o maior empecilho no percurso da diligência é a preguiça, que ainda, segundo o próprio, conta com 4 raízes, sendo elas: irresponsabilidade, egoísmo, presunção e ignorância.
Salomão afirma que ignorando a preguiça, é sim possível encontrar o caminho para conseguir a diligência.
Esperança
Como afirma o Provérbios 13:12 “A esperança adiada deixa doente o coração, mas o desejo realizado é como a árvore da vida.” Isso quer dizer que devemos cumprir com nossos compromissos e assumí-los. É necessário que mantenhamos cuidado com o próximo, principalmente quando uma decisão nossa tenha interferência direta na esperança de outra pessoa.
Para Salomão, a esperança era algo muito mais sensível e influente do que a vontade, o desejo.
Provérbios do rei Salomão
E quais provérbios foram deixados por Salomão, além de seus ensinamentos? Veja abaixo alguns desses provérbios e o que dizem:
- “Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas
proposições. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.”
- “O justo odeia mentiras; o perverso causa vergonha e desonra.”
- “O filho sábio dá alegria a seu pai, mas o tolo despreza a sua mãe.”
- “Clame por inteligência e peça entendimento. Pois o Senhor concede sabedoria; de sua boca vêm conhecimento e entendimento.”
- “A sabedoria o livrará da mulher imoral, das palavras sedutoras da promíscua. Ela abandona o marido, o companheiro de sua juventude, e ignora a aliança que fez diante de Deus. Entrar na casa dela leva à morte; é a estrada para a sepultura. O homem que a visita está perdido; jamais alcançará os caminhos da vida.”
- “Mais vale uma mão cheia com descanso, do que duas com trabalho e aflição de espírito.”
Espero que o conteúdo abordado neste artigo tenha lhe proporcionado grande entendimento sobre quem foi o Rei Salomão e quais foram seus ensinamentos. Se gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com seus familiares e amigos. Também visite nosso site para encontrar mais artigos como esse!