0%
Loading ...

Quem foi o apóstolo Paulo, de acordo com a bíblia

Muitos ouvimos falar sobre as passagens do apóstolo Paulo, na bíblia, porém, não sabemos de fato, qual toda a história dele.

Como Paulo se tornou apóstolo? Quem foi ele? Qual sua história? Onde viveu? Se você também possui essas dúvidas, este artigo foi feito para sanar todas as suas dúvidas sobre o apóstolo Paulo. Portanto, veja abaixo os tópicos a serem abordados e leia este artigo até o final:

  • O que é um apóstolo;
  • Quem foi Paulo;
  • Batismo de Paulo;
  • Porque Paulo é considerado um apóstolo. 

Continue lendo e confira logo a seguir!

O que é um apóstolo

No geral, a definição de apóstolo é de uma pessoa que foi enviada por alguém. Do grego, significa “enviado” ou “mensageiro”. No livro de Lucas e Paulo, o termo “apóstolo” é encontrado diversas vezes.

No sentido bíblico, um apóstolo é a pessoa que foi destinada a transmitir mensagens encaminhadas por Jesus Cristo. 

A bíblia diz que os apóstolos eram aqueles que tinham a responsabilidade de abandonar seus desejos e viver somente para pregar a palavra de Deus, mostrando os ensinamentos de Jesus e pregando o evangelho, na intenção de atingir o máximo de pessoas. Assim, um maior número de pessoas estaria voltado para Cristo.

Quem foi o apóstolo Paulo

Apóstolo Paulo

Paulo foi um dos apóstolos de Jesus Cristo que mais pregou a palavra de Deus para as pessoas. Paulo escreveu cerca de 13 cartas, que hoje fazem parte do novo testamento do livro da bíblia

Esse apóstolo nem sempre foi conhecido pelo nome de Paulo, já que antes era chamado de Saulo. Ele nasceu no ano 5 da era de Jesus Cristo, em Tarso, na Cilícia. Sua família era judaica. Quando nasceu, seu verdadeiro nome era Saulo, porém, depois de seu batismo, passou a se chamar de Paulo. 

Durante os primeiros anos de vida, Paulo (que ainda era Saulo) fazia parte de uma comunidade judaica e frequentava a escola de sinagoga. Pouco tempo depois, Paulo se tornou um bom tecelão. 

Já no período de sua adolescência, foi para Jerusalém na intenção de se enturmar ainda mais com os costumes da religião hebraica. Enquanto estava em Jerusalém, passou a estudar no templo de Salomão. 

Fora a bíblia sagrada, Paulo estudou a Lei Oral, que era um conjunto de traduções que visava equilibrar todas as tarefas cotidianas. Paulo fazia parte da seita ortodoxa dos fariseus e estava se preparando para tornar-se rabino.

Depois que concluiu seus estudos, Paulo retornou para Tarso, onde trabalhou confeccionando tendas com seu pai e também na sinagoga. Essa época foi marcada por eventos do cristianismo

Batismo do apóstolo Paulo 

Ao chegar em Jerusalém, os mensageiros de Jesus eram em torno de 5 mil. A comunidade cristã sofria com perseguições, vinda de outras comunidades. Paulo, fazia parte de uma dessas comunidades que perseguia os cristãos, inclusive, estava junto quando o apóstolo Estevão foi apedrejado. 

Foi somente no caminho para Damasco que Paulo se rendeu às orações. Durante seu percurso ao destino, uma forte luz o cegou durante 3 dias. Essa luz estava acompanhada pela voz de Jesus interrogando-o sobre as perseguições. Naquela mesma hora, Paulo ajoelhou-se e começou a orar. 

Jesus então ordena que Ananias vá ao encontro de Paulo e prepare seu batismo. No momento do batismo, depois de colocar a mão em sua cabeça, Paulo volta a enxergar. Logo após, Paulo se vê impressionado e deixa o nome de Saulo para trás.

Depois desse episódio, Paulo se converteu e entregou sua vida para o caminho de Jesus. Na intenção de mudar sua visão sobre as coisas, Paulo resolve visitar o deserto da Arábia, onde organiza suas expedições no intuito de pregar a palavra de Deus. 

Depois de passar 3 anos pregando em Tarso, Paulo resolve pregar em Antioquia, em seguida partiu para Roma e logo após Alexandria. Nessa cidade, os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez. Foi também, onde o objetivo com os gentios teve início. 

Porque Paulo é considerado um apóstolo

Sendo acusado de pregar contra a Lei e ter colocado um gentio no templo, em Jerusalém, Paulo chegou a ser preso, portanto foi encaminhado para Roma. Lá, seria julgado pelo tribunal de César e, por sorte, seu transporte sofreu um naufrágio e a viagem foi interrompida. 

Isso ajudou Paulo a conseguir prisão domiciliar. Durante anos, escreveu inúmeras cartas bíblicas, sendo que 13 foram conservadas. Anos depois, foi novamente preso, após o incêndio sobre os cristão, em Roma. Paulo morreu de forma trágica, foi decapitado por uma ordem do imperador Nero.

Durante toda sua vida, pregou a palavra de Deus para todos aqueles que encontrava, em diversas cidades que passou. Isso fez que Paulo passasse a ser chamado de apóstolo, mesmo que não seja considerado um dos apóstolos originais, citados na bíblia. 

Espero que tenha gostado do conteúdo abordado neste artigo! 

Munyke Melo
WRITTEN BY

Munyke Melo

Autora publicada no mercado editorial, Munyke Melo é especialista em marketing de conteúdo, atuando como redatora SEO e analista de planejamento estratégico de KW há mais de dois anos! Já trabalhou para agências de marketing digital e atualmente possui mais de 500 artigos publicados em nichos diversos. Comprometida com o criativo, está sempre disposta a criar conteúdos originais, relevantes e de alta qualidade.