Ágape significa amor em grego, pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. A expressão ágape foi usada de várias maneiras diferentes entre os gregos: em passagens da Bíblia, em cartas, em correspondências entre amigos e muito mais.
Na bíblia se refere ao amor incondicional que Deus sente por nós, criaturas feitas em sua imagem e semelhança, mas, por alguma razão, imperfeitas e complexas demais para definir.
Ficou curioso? Então fique neste artigo até o fim e saiba tudo sobre o amor ágape, quais as características deste amor e qual sua relação com Deus e a bíblia. Ao longo deste conteúdo você irá descobrir:
- O que significa Ágape?
- Quais as características do amor Ágape?
- Passagens bíblicas
- Deus nos ama incondicionalmente?
Continue lendo e confira logo a seguir!
O que significa Ágape?
Ágape por definição significa amor em grego. Foi muito utilizado na Grécia antiga por escritores e filósofos, como Platão, significando, por exemplo, o amor a uma esposa, esposo ou amor aos filhos, sua família e ao trabalho.
Ágape também foi muito usado por escritores cristãos, aparecendo bastante nos textos do Novo Testamento, onde há muitas definições e exemplos de ágape, o amor filial, o amor entre os cônjuges, e o amor de Deus para com todos os seres.
Nos Mandamentos, o termo aparece no começo de cada sentença.: amar (ágape) a Deus sobre todas as coisas. O Papa Bento XVI também utiliza o ágape, em sua encíclica “Deus caritas est”, lembrando que o amor é aquele que procura o bem e a paz para todos os seres humanos.
Quais as características do amor Ágape?
O amor Ágape, sobretudo, é um amor incondicional. Isso significa que ele não depende de condições ou de interesses para existir, apenas existe porque apenas se ama, sem esperar nada em troca.
Esse tipo de amor é encontrado geralmente nos pais por seus filhos, sobretudo nas mães que lhes deram a vida. Na bíblia é referido como o amor de Deus por todos os seres vivos.
O amor ágape é infinito, não acaba. Ele está geralmente ligado a natureza, ao universo e as criaturas de Deus.
5 Passagens bíblicas sobre o amor de Deus
Na bíblia, sobretudo no Novo Testamento, é possível encontrar diversas passagens que falam sobre o amor de Deus. Dentre elas, podemos destacar:
- O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (João 15:12-13);
- Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas; e não deixar as outras. (Lucas 11:42);
- Mas bem vos conheço que não tendes em vós o amor de Deus. (João 5:42);
- Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. (João 15:9);
- Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. (João 15:10);
Sem esquecer é claro, que Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho único por nós, para nos salvar de nossos pecados.
Deus nos ama incondicionalmente?
É incrível, não é? O quanto Deus nos ama. Ele entregou seu único filho por nós, feito a partir dele em carne e osso, para morrer por nossos pecados e nos trazer o presente da graça.
Deus nos ama incondicionalmente, isso é o que ágape quer dizer. É como o amor de uma mãe, multiplicado por cem. Deus nos ama, Ele sacrificou seu filho por nós e, por mais errado que tenhamos andado, sempre nos recebe de braços abertos.
Não importa o crime, o erro, o tamanho do pecado, Deus está sempre pronto para nos perdoar, para nos receber e nos dar uma nova chance de viver ao seu lado para todo o sempre.
Agora você já sabe tudo sobre o amor Ágape. Não deixe de comentar o que achou deste conteúdo e compartilhar com todos os seus amigos.