Abraão foi um dos profetas escolhidos por Deus. Foi ele quem deu origem ao povo hebreu e, por isso, entender sua história é extremamente importante para saber ainda mais sobre Canaã e o povo que habitou a cidade.
A história de Abraão nos ensina que não importa os contratempos, tudo aquilo que está nos planos de Deus para nossa vida irá acontecer. O que o Senhor nos promete, pode demorar, mas vai ocorrer no tempo certo! Quer saber mais? Então leia este artigo até o fim e veja tudo sobre Abraão.
Biografia de Abraão
Nascido em Ur dos Caldeus, cidade localizada na Mesopotâmia, Abraão mudou-se com sua família após a morte de seu irmão e foi em direção de Canaã. Chegaram a Harã e por ali se estabeleceram.
Deus o convocou para a terra prometida, portanto Abraão deveria deixar a cidade em que sua família estava, que era um local pagão, onde a maioria adorava ao deus da lua. Em seu percurso para a cidade, Abraão levou seu sobrinho Ló e sua esposa, além de todos seus servos e bens materiais.
Quando finalmente chegou na Palestina, aproximou-se de Berseba, Hebrom e Betel. Porém a fome fez com que descesse para o Egito, onde enfrentou contratempos, já que fingiu que Sara não era sua esposa (fez isso pois receava por sua vida).
Ló e Abraão precisaram se separar devido à riqueza de ambos. Ao partir do Egito, caminharam pelo sul, voltando a estar próximo de Betel, porém uma controvérsia entre seus servos fez com que a terra não comportasse os dois no mesmo espaço. Abraão foi para uma planície localizada nas montanhas e Ló para as baixadas verdes no Jordão.
O chamado de Abraão
E foi aos 75 anos de idade, quando Deus o chamou para encontrar Canaã, a terra prometida. Nesse local, Abraão iria gerar filhos, o que deveria originar a população. Deus disse:
“Sai-te da tua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que lhe mostrarei. Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas”.
Deus testou Abraão
Para testar Abraão, Deus pediu que abrisse mão de uma das coisas mais importantes de sua vida: seu filho Isaque. Como era uma pessoa temente e com amor maior a Deus, Abraão acatou o pedido e levou seu filho para ser sacrificado.
No momento em que Isaque seria morto por seu pai, Deus interveio e poupou a vida do garoto. Mas por qual motivo Deus fez tal pedido? Deus se motivou a testá-lo pois já sabia o que lhe aguardava futuramente, que era sua origem a uma grande população, no caso Canaã. Porém não deixou que nenhuma morte ocorresse pois reconheceu seu valor na vida de Abraão.
Alguns pontos importantes e curiosidades
A vida de Abraão foi marcada por muitas promessas de Deus e situações marcantes. Para acrescentar ainda mais conhecimento sobre quem foi ele, listamos algumas curiosidades e itens fundamentais sobre sua vida. Confira abaixo:
- Abraão chegou a ter um encontro com Deus, em que o Senhor o visitou fisicamente, na presença de dois anjos;
- O povo hebreu é filho de Abraão;
- Dificilmente encontramos informações sobre a vida de Abraão antes dos seus 75 anos;
- Abraão manteve em segredo duas vezes que Sara era sua esposa;
- Apesar considerado uma pessoa tranquila e da paz, Abraão fazia uso de seus servos em algumas contendas;
- Apesar de na época ser um homem rico e de luxo, Abraão era praticamente um nômade;
- Abraão é chamado de Pai da Fé devido o Novo Testamento afirmar que todos aqueles que possuem fé no Senhor Jesus possuem descendência espiritual de Abraão;
- Isaque, seu filho, nasceu quando Abraão já estava com 100 anos de idade;
- Além do encontro pessoal com Deus, Abraão obteve a palavra de Deus em sonho.
Agora você já conhece a história de um dos maiores heróis do Velho Testamento, como foi a vida de Abraão e muito mais. Não deixe de conhecer nossos outros conteúdos para fortalecer a sua fé!