Devido a diversos motivos, muitas pessoas se atolam em dívidas e não conseguem se manter no azul. Como consequência, nunca conseguem economizar e alcançar suas metas. 

Por isso, é necessário saber como manter seu financeiro equilibrado e economizar, principalmente para ter uma reserva em casos de emergências. Mas afinal de contas, o que diz a bíblia em relação às dívidas e finanças?

É sobre isso que veremos no artigo de hoje, portanto se você deseja saber mais sobre o que Deus ensina em relação às finanças, prossiga lendo este artigo até o final. Veja a seguir uma prévia dos tópicos que serão abordados:

Continue lendo e confira logo a seguir!

Elabore um bom planejamento financeiro

dívidas

Se planejar é sagrado, tanto que a próprio bíblia afirma que se uma pessoa não realiza um planejamento de seu dinheiro e ter gastos desnecessários e impulsivos, terá problemas futuros. 

Como diz na passagem de Lucas 14:28: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. 

Poupe o que puder para não entrar em dívidas

Poupar o que você puder também é fundamental para economizar. Busque poupar uma parte de sua renda, em vez de gastá-la toda de uma vez, até com gastos fúteis. 

Em Provérbios 21:20 a palavra de Deus afirma: “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.” 

Além do mais, você pode poupar alimentos também, resultando em mais economia, da mesma forma. Em vez de comer tudo de uma única vez, pela gula, coma apenas o necessário para te satisfazer, guarde o restante e veja o quanto esse alimente renderá durante os dias. 

Trabalhe. Não deixe se dominar pela preguiça

Digno é quem acorda e vai atrás de seu sustento. Além de ser um dos pecados capitais, uma pessoa preguiçosa tende a estacionar no tempo. 

A palavra do Senhor diz: “Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante.” – Provérbios 6:9

Nunca sonegar impostos

Além do fato de que sonegar seja crime, Romanos 13:7 diz: “Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.”

Ou seja, aquilo que você planta, será colhido no futuro. A palavra quer mostrar que os impostos devem estar em dia, para garantir honra e bons frutos, no futuro. Pague corretamente seu IPTU e os demais impostos. 

Evite os dívidas desnecessárias

dívidas

Esse é o item mais importante. Quem nunca gastou e depois se arrependeu, não é? Por isso, devemos pensar muito bem antes de comprarmos qualquer coisa fútil e sem necessidade, apenas por impulso.

A bíblia diz o seguinte: “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não te satisfaz? – Isaías 55:2.

Fique atento com os empréstimos e juros para não aumentar as dívidas

O livro de Provérbios é um dos que mais aconselha sobre as finanças. O versículo 22:26, diz o seguinte: “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama que dorme?”

Ou seja, nunca faça uma conta da qual não poderá arcar com o pagamento. Seja digno de desfrutar apenas daquilo que seu orçamento cobre, não se torne uma pessoa cheia de dívidas. 

Não vá atrás de dinheiro fácil. Se mantenha digno

Espero que o conteúdo abordado neste artigo tenha lhe proporcionado melhor conhecimento sobre a visão cristã, baseada na palavra de Deus em relação às dívidas e finanças. 


Se gostou deste artigo não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais, grupos e com seus familiares e colegas. Visite nosso site para encontrar mais conteúdos interessantes como esse, que lhe proporciona mais entendimento sobre a bíblia