Para quem conhece a história do reinado de Davi como o pequeno garoto que derrotou o gigante Golias utilizando apenas uma pedra, conhecer toda a história do garoto, desde seu nascimento até seu reinado em Israel, é fundamental para entender as partes mais importantes da bíblia.
Davi foi um dos reis de Israel, que governou por 40 anos (de 1006 a 966 a.C). Sua história é marcada por diversos fatos históricos de grande importância no livro da Bíblia. Todas as histórias desse personagem bíblico ocupam 42 capítulos.
O personagem foi um homem muito usado para pregar a palavra, passar conhecimento bíblico para as pessoas, e também um dos escolhidos pelo Senhor, para tomar a liderança de seu povo. Sua história começa a ser retratada nos capítulos 1 e 2 Samuel. Quer saber mais? Então prossiga lendo este artigo e saiba mais sobre a história de Davi!
Biografia do reinado de Davi
Nascido em Belém, na Judéia, Davi era o oitavo filho de Jessé, belemita com descendência dos hebreus, que fixou-se na antiga Palestina, pelas margens do Rio Jordão. O rei obteve a capacidade de desenvolver bases para um real estado Hebraico. E foi em sua juventude, durante a guerra contra os filisteus que Davi derrotou o gigante Golias, mas deixaremos esse fato para o próximo tópico.
Davi é considerado o maior símbolo da aliança entre Deus e seu povo, além de ser o fundador do poder militar judaico. Também foi autor de inúmeros salmos e sua história é uma das mais relevantes para os povos cristãos, judaicos e islâmicos.
Historiadores afirmam que Davi foi sepultado em Jerusalém e a data de seu falecimento foi em 970 a.C.
Davi e Golias
Enquanto havia a guerra contra os filisteus, os três irmãos de Davi se alistaram para a guerra, servindo ao então rei Saul. Na mesma época, Davi, que era o caçula, ajudava seu pai a cuidar do rebanho e entrou para a corte do rei na função de harpista, tendo o objetivo de acalmar o rei, que se encontrava com o espírito perturbado.
O fato é que, em um dia qualquer, Davi se encarregou de levar alguns mantimentos para seus irmãos e deparou-se com Golias, que já o provocava a 40 dias. Davi então, sem duvidar de sua capacidade e fé e estando armado apenas com uma funda, lançou uma pedra que acertou diretamente na testa do gigante Golias, que de bruços caiu no chão.
Em seguida, aproveitando sua queda, Davi rapidamente pegou uma espada e arrancou-lhe a cabeça.
O reinado de Davi
Após a morte de Saul, Davi volta para sua tribo de origem, em Judá, onde foi proclamado rei. Nesse período, as tribos restantes elegeram como rei Isbaal, outro filho de Saul. Durante a guerra estabelecida, Isbaal foi morto, dando espaço para que Davi se tornasse rei de Israel.
Davi resolveu então conquistar a fortaleza de Jerusalém, localizada na montanha central do país, na intenção de coroar de louros a sua vitória. Davi tomou posse de Jerusalém e transformou o local na capital de seu reino, onde transferiu a Arca da Aliança.
Davi na Terra Prometida
Com o grande crescimento das dificuldades econômicas, a maioria dos hebreus sentiram-se na obrigação de dirigir-se ao rico vale do Nilo, onde infelizmente foram escravizados.
O século XVII a.C é considerado a data da descida dos hebreus ao Egito, para os historiadores. Durante 500 anos, o povo hebreu, organizados em 12 tribos, se fixaram em terras egípcias.
Êxodo é o nome dado a essa fuga, que aconteceu tendo Moisés como líder, visando guiar o povo até a Terra Prometida. Essa jornada pelo deserto teve 40 anos de duração, onde os hebreus retornaram para a Palestina, já na liderança de Josué. Quando chegaram no local, fixaram-se em Jericó.
Por lá, dividiram-se em Tribos e reuniram-se por volta de chefes, denominados juízes, visando batalhar contra os filisteus que predominavam sob o território central da Palestina, até as margens do Rio Jordão.
Davi e Batsabéia
Diversas mulheres passaram pela vida de Davi, que devido a esse fato, colocou ao mundo um grande número de filhos.
Um episódio marcante na vida de Davi, em relação a mulheres, foi o adultério com Batsabéia, esposa de Urias. O homem citado foi um de seus generais, o qual Davi foi obrigado a colocar um fim em sua vida.
Esse adultério gerou Salomão, filho de Davi que sucedeu seu trono após a morte, reinando de 970 a 930 a.C.