Independente de qual seja a sua religião, é certo que a Bíblia sagrada é um livro importantíssimo e que sua leitura irá resultar em grandes ensinamentos. Diante disso, leia a bíblia sempre e tente aproveitar ao máximo cada uma das palavras escritas no livro sagrado, uma vez que estas palavras irão te auxiliar em momentos de dificuldades e incertezas. As relações pessoais são de extrema importância para a vida humana, e a bíblia pode te ajudar a melhorar estas relações e contato com outras pessoas. A seguir, serão apresentadas alguns dos ensinamentos da bíblia para lidar com outras pessoas, destacando como as palavras de Deus no livro sagrado são importantes para as suas relações interpessoais.
União é fundamental
O primeiro ensinamento da bíblia para relações interpessoais pode ser observado em Salmos 133:1. “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” Deste versículo, podemos tirar a conclusão de que a união entre os irmãos é uma das lições mais importantes sobre relações entre pessoas descritas no livro sagrado. Sem dúvidas, conviver em harmonia com as pessoas irá refletir diretamente em suas atitudes, e certamente estas atitudes serão positivas. Desta maneira, a união é uma virtude muito rica e bem vista pelos olhos de Deus.
Trate o próximo como superior a você
Sem dúvidas a união entre os irmãos é importantíssima para as relações interpessoais na visão de Deus. Além disso, outro ensinamento muito importante trazido pela bíblia é tratar os irmãos como superiores a você. Isso significa tratar o próximo da melhor maneira possível, e este ensinamento deve ser colocado em prática por todos que queiram buscar a Deus de coração. Um exemplo da importância de tratar o próximo de forma superior a nós mesmos está descrita em Filipenses 2:3.
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.”
Não tenha inveja do próximo
Ao avaliarmos o comportamento do mundo em geral, um dos sentimentos que (infelizmente) fazem parte das relações interpessoais é a inveja. Como você já deve saber, a inveja é um pecado, e você jamais deve invejar o próximo. Ao contrário disso, é muito importante que você fique feliz com as bençãos que ocorrem com seus irmãos, e agradeça a Deus pelas benfeitorias na vida do próximo. Jamais você deve invejar outro irmão, independente de qual seja a situação.
“Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.” (Gálatas 5:26)
Preze e promova a paz em relações interpessoais
Mais um ensinamento muito importante da bíblia e que deve ser aplicado em todas as suas relações interpessoais é a promoção e zelo pela paz entre os irmãos. Um ambiente que não esteja em paz é alvo fácil para tentações e desavenças, o que reforça ainda mais a importância de pregar a paz. Sendo assim, trabalhe para promover a paz entre os irmãos, apaziguando desavenças quando necessário e criando um ambiente de união em que todos os envolvidos se amam e respeitam o próximo.
“Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.” (Romanos 14:19)
Ame a sua mulher como a si mesmo
Para que as relações interpessoais sejam as melhores possíveis com os irmãos, a sua casa, que é um local de refúgio e paz, deve ser resguardado. Dentro da casa, a união de um casal é o pilar mais importante no processo de construção de uma família, o que requer muito amor e parceria entre o homem e a mulher. A bíblia nos ensina a amar a nossa mulher da mesma forma que nos amamos, e isso deve ser colocado em prática por aqueles que desejam seguir o que está escrito no livro sagrado.
“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5:28).
Trate a todos com respeito
Por fim, mais um ensinamento muito importante trazido pela Bíblia e que deve ser corretamente aplicado em nossas vidas é tratar a todos com o máximo respeito possível. O respeito pelo próximo é a chave para uma boa relação interpessoal. Desta forma, você deve tratar a todos com respeito e humildade, visto que esta atitude é muito celebrada pelo livro sagrado. Mesmo se não concordar com atitudes e ações dos irmãos, é indispensável que você mantenha o respeito acima de tudo, cultivando uma relação de harmonia e paz.
“Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.” (1 Timóteo 5:1,2).
Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação alguns dos ensinamentos amis importantes da bíblia que tratam de assuntos relacionados ao relacionamento interpessoal. Sem dúvidas, você encontrará norteio e resposta para suas dúvidas na bíblia, e um dos assuntos mais importantes para a sobrevivência da humanidade não ficaria de fora desta lista. A convivência com seus irmãos é um dos pilares para a formação de uma boa pessoa, e a bíblia nos traz ensinamentos muito importantes para lidar com este convívio. É importante que você tenha, acima de tudo, muito respeito com o próximo, amando todas as pessoas e prezando por uma relação de harmonia e tranquilidade.
Uma resposta