Não há dúvida de que as amizades são muito importantes em nossas vidas, tanto em momentos de felicidade, quanto em momentos de angústia e dificuldades. As amizades nos ajudam a superar obstáculos, além de cultivarmos um sentimento e união e solidariedade importantíssimos para todas as situações.

Mas o que a Bíblia sagrada e os ensinamentos de Deus têm para nos falar sobre a amizade? A seguir, você irá conferir alguns ensinamentos importantíssimos do livro sagrado para lidarmos com as amizades, destacando toda a sua importância em nossas vidas e também a necessidade de manter distância de pessoas que não são boas.

o que a Bíblia Sagrada nos ensina sobre as amizades?

Uma bela amizade deve ser igual e compartilhar tudo!

O primeiro e indispensável ensinamento da Bíblia Sagrada para lidarmos com nossos amigos e amizades é a confiança e honestidade. Em nosso amigos, devemos encontrar pessoas verdadeiras, humildes e honestas, para que possamos criar uma relação de confiança que nos permita compartilhar tudo o que acontece em nossas vidas. Afinal, os amigos verdadeiros estarão ao seu lado em todas as situações, contribuindo para que você trilhe o caminho preparado por Deus em sua vida e te auxiliando da melhor maneira possível.

O versículo a seguir traz um claro exemplo de como as amizades são bem vistas por Deus, demonstrando através das palavras de Cristo como amizades verdadeiras possuem muito peso em nossas relações interpessoais.

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (João 15:15)

A amizade nos faz crescer e melhorar

Mais um ensinamento muito interessante da Bíblia está no poder das amizades de nos transformar em pessoas ainda melhores! A partir do momento em que você possui amizade com uma boa pessoa e que segue os caminhos de Deus, a tendência é que esta relação contribua para que ambos cresçam e se desenvolvam de todas as formas. Assim, este relato da Bíblia nos mostra como é importante cultivar boas amizades, e como isso será importante para todas as áreas da sua vida.

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17)

Ame seus amigos

Um dos versículos mais conhecidos em toda a Bíblia, os relatos trazidos em João 13:34 demonstram a importância das nossas amizades e de amar não só nossos amigos, mas também às pessoas de uma forma geral. Quando tratamos das amizades em específico, podemos encontrar no livro sagrado vários outros versículos que nos incentivam a amar nossos amigos, criando uma relação de fraternidade e que nos transforma em verdadeiros irmãos. Além disso, lembre-se sempre de cultivar sua amizade com Deus através das orações e do conhecimento das suas palavras.

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34)

Um amigo estará presente em todas as horas!

Algumas pessoas ainda acreditam que as amizades são válidas apenas para momentos de felicidade, e a Bíblia e ensinamentos do Senhor nos mostram que isso não é verdade. De acordo com a Bíblia, os amigos deverão estar presentes em nossas vidas em todos os momentos, ou seja, você deve acompanhar seus verdadeiros amigos em momentos de felicidade, mas deve acompanhá-los ainda mais durante as adversidades e momentos de angústia. Afinal, um verdadeiro amigo deve estar presente em todas as situações de nossas vidas!

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Provérbios 17:17)

Tenha cuidado com as más companhias

Depois de conhecermos diversos ensinamentos positivos sobre as amizades e como uma amizade verdadeira e sincera é bem vista pelo Senhor, a Bíblia nos traz mais um sentimento importantíssimo e que deve ser carregado em todos os momentos: afaste-se das más companhias.

Se uma boa amizade te trará dezenas de ações positivas e que contribuirão para o seu crescimento e desenvolvimento perante a Deus, as más companhias tendem a te levar para o caminho errado, especialmente durante os momentos de dificuldade. Sendo assim, afaste-se ao máximo de más companhias, e cultive amizades somente com pessoas que estão realmente próximas ao Senhor e aos ensinamentos da Bíblia Sagrada.

Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.” (1 Coríntios 5:11)

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação alguns dos principais ensinamentos da Bíblia sagrada para as nossas amizades. Foi destacado que as nossas amizades são importantíssimas em todos os momentos, para compartilharmos as alegrias e nos apoiarmos em momentos de dificuldade. Assim, percebemos que precisamos de amigos, e estas ações são amplamente celebradas no livro sagrado e aos olhos de Deus.

Apesar de toda a importância das amizades em nossas vidas, a Bíblia Sagrada deixa clara a necessidade de cultivarmos a amizade com pessoas boas e que trilhem o caminho do Senho. Afinal, como diz o ditado popular, “diga-me com quem tu andas e eu direi quem tu és”!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *