Sabemos que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos criados por Deus, sendo que Eva veio da costela de Adão e o próprio veio do barro. A história que crescemos ouvindo é de que uma serpente ofereceu a ela um fruto proibido, a própria saboreou deste fruto e ofereceu a seu companheiro, que também resolveu comer a fruta. 

Ambos tinham uma vida boa e tranquila no Jardim do Éden. Adão e Eva viviam pelados, porém não sentiam vergonha um do outro. Após o pecado cometido, passaram a encarar sua nudez como algo vergonhoso, tanto que sentiram-se na obrigação de costurar uma espécie de roupa para cobrir suas partes íntimas. 

Mas afinal, por que o fruto era proibido? Qual foi o pecado original? Qual foi a origem de Adão e Eva? Se você deseja saber mais sobre esse assunto, fique ligado neste artigo até o final e tire suas dúvidas!

Origem de Adão e Eva

Adão e eva

Sete dias foram suficientes para que Deus criasse o mundo. Em apenas cinco dias, o Senhor já havia feito luz, terra, céu, animais, todos os animais que conhecemos e até os que não conhecemos. 

No 6º dia, Deus criou o homem, dizendo: “Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança, para que ele tenha domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, sobre o gado, sobre todos os animais selvagens e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra”. Deus criou o homem à sua própria imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei a terra; sujeitai-a e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre todo ser vivente que se arrasta sobre a terra”  

A criação de Eva se deu a partir de sua costela, tendo ela a função de ajudar Adão e não deixar com que ficasse solitário, já que a palavra de Deus afirma não ser favorável que o ser humano viva sozinho. 

Pecado original e o fim do Jardim do Éden

Quando deu vida a Adão e Eva, Deus afirmou que nunca deveriam saborear do fruto proibido. Eva, mesmo que por influência da serpente, comeu, desobedecendo então uma ordem dada por Deus, sem pensar nas consequências.

Em seguida, ofereceu para Adão, que também comeu. Deus então tomou a decisão de expulsá-los do Éden. Muitos afirmam que somente após esse momento o ser humano passou a diferenciar o bem do mal e ir atrás de conhecimento. 

Isso fez com que se tornassem responsáveis por seu próprio destino, vivendo então por toda sua vida em busca de redenção perante o senhor. Em sua vida, viveram momentos de grandes dificuldades, como tribulações para encontrar alimento, criar seus filhos e a morte de seu primeiro filho por seu irmão mais novo. 

Em seguida, seus filhos se casaram e garantiram a população da Terra por algumas décadas. 

Duas curiosidades sobre Adão e Eva

Fruto proíbido

E para entender ainda mais sobre a origem da vida e história de Adão e Eva, veja algumas curiosidades sobre a época! 

Muitos afirmam que o fruto proibido não foi uma maçã e que a criação de Adão não tenha sido exatamente da forma contada na Bíblia. Portanto, confira algumas curiosidades neste tópico!

Foi mesmo uma maçã o fruto proibido saboreado pelo casal?

Após ser resolvido que a Bíblia seria traduzida para o latim, um grande erro foi cometido. Uma parte da história contendo a palavra “mal”, que também estava conectada ao fruto proibido foi traduzida como “malus” que também significa “maçã”.

Na linguagem hebraica, a palavra “peri” se refere ao fruto proibido, que traduzido ao inglês pode significar qualquer fruta. Há quem afirme que a fruta pode ter sido damasco, uva, trigo, cidra ou figo. 

A criação de Adão

Em uma parte da bíblia vemos uma história sobre a criação de Adão e também da vida. A primeira coisa contada é que Deus criou o homem e a mulher de forma semelhante, para procriarem e habitarem a terra.

Já no segundo capítulo do livro de Gênesis, encontramos outra palavra em relação à criação de Adão. Neste tópico, podemos encontrar tudo de maneira mais detalhada. Há quem afirme que o autor esteja apenas dando os detalhes de toda a criação citada no capítulo anterior.

Uma das teorias é que antes de Eva, houve outra mulher, Lilith, que tornou-se um dos símbolos do feminismo. A história afirma que a mulher não aceitava ser tratada com diferença e, na primeira relação sexual com Adão recusou-se a ficar por baixo, iniciando então uma discussão, onde saiu dizendo o nome de Deus em vão. 

Adão orou pedindo a Deus que trouxesse Lilith de volta, então o Senhor ordenou que três anjos fossem buscá-la, porém ela recusou voltar ao Jardim do Éden. Essa história não é comprovada.