0%
Loading ...

João Batista: confira quem foi e quais foram suas provações

Conhecer as provações de João Batista também significa entender o que é ser um verdadeiro servo do Senhor. Primo de Cristo, tem uma história memorável e digna de estudos.

Sabemos que João Batista foi um dos profetas que mais profetizou a palavra de Jesus, considerado o precursor do Messias. Foi um homem que tinha grande unção com Jesus Cristo, buscando sempre servir ao seu Deus.

Mas afinal de contas, quais foram as suas provações? Por que um homem tão ungido e querido por Deus foi decapitado? Se você também tiver dúvidas como essas, leia este artigo até o fim! Os tópicos abordados serão os seguintes:

  • Quem foi João Batista;
  • Principal mensagem deixada por João Batista;
  • Pecado de João Batista;
  • Provações de João Batista.

Continue lendo e confira logo a seguir!

Quem foi João Batista

As provações de João Batista

João Batista foi um dos profetas considerados como precursor de Jesus Cristo. A mãe de João, Isabel, quando estava grávida sentiu seu ventre mexer bem quando Maria, mãe de Jesus chegou em sua casa, chamando-a então de bem-aventurada.

Isabel e Maria eram primas, portanto João e Jesus também eram, tanto que João foi o responsável pelo batismo de Jesus Cristo

Um ato que intrigou a todos na cidade foi que, antes do nascimento da criança, João deveria chamar-se Zacarias, que era o mesmo nome de seu pai, porém, Zacarias teria ficado mudo e, ao escrever “João” em uma tábua, de forma que se tornasse o nome de seu filho, voltou a falar.

Desde criança João foi uma criança cheia do Espírito Santo e unção com Jesus, inclusive foi o responsável pelo batismo do povo com a água para arrependimento. 

Principal mensagem deixada por João Batista

A principal mensagem que João pregava era a do arrependimento dos pecados. João afirmava que “O início da salvação, da união com Deus e da paz é o perdão dos pecados. Respondendo à voz daquele que clama no deserto.” 

João era um profeta que se diferenciava dos demais. Vestia uma roupa confeccionada em pelo de camelo e cinto de couro. Muitas pessoas caminhavam por quilômetros até sua direção, apenas para serem batizadas por suas mãos. 

“Eu vos batizo com água, para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias eu não sou digno de levar” – Mateus 3:11

Pecado e provações de João Batista

Devido a alguns pecados, o fim de João Batista foi uma cruel decapitação, que na verdade foi um ato totalmente injusto contra sua pessoa. Dentre esses pecados, podemos citar a afirmação de que o casamento entre o rei Herodes com a esposa de seu irmão Filipe era ilícito. 

Com a rigorosidade da época, mesmo que uma minoria concordasse com a opinião de João Batista, ninguém tinha a mesma coragem para expor seu pensamento, já que sabiam qual seria seu triste final.

Na verdade, Herodes não tinha intenção de ferir ou matar João. O ocorrido foi que, após mandar João para a prisão devido a oposição contra o casamento, Herodes participava de uma comemoração com pessoas de grande influência social.

Nessa noite, Salomé apresentou uma dança que deixou Herodes encantado, fazendo com que, sem pensar duas vezes, prometesse a garota que concederia todos os seus desejos. Aproveitando-se desse fato, Salomé conversa com sua mãe e pede que a cabeça de João lhe fosse entregue.

E para que não saísse como um alguém sem palavra, Herodes, mesmo contra sua vontade, ordenou que decapitassem João Batista. 

Provações de João Batista

Além do pecado que levou sua vida, houveram outros três que contribuíram para sua morte. João, que era um homem correto e seguia os caminhos do Senhor, não concordava com muitas situações que contradiziam a bíblia sagrada. 

A dança sensual feita pela garota, que para muitos era comum, para Deus é pecado. Uma das exigências do senhor é a pureza tanto de vida, quanto de pensamento. A covardia e a promessa precipitada também foram itens que contribuíram. 

Herodes não poderia ter feito a Salomé uma promessa como a que foi feita, afirmando realizar todos os seus desejos, até porque, olha o que resultou. Nem mesmo Herodes queria a cabeça de João.

Já a covardia de Herodes fez com que ele pecasse. Agindo de tal maneira apenas para não perder sua autoridade diante o público que estava no local. Isso nos deixa o ensinamento de que devemos deixar nosso ego e orgulho de lado para fazer aquilo que é certo. 

Espero que tenha gostado do conteúdo abordado neste artigo, onde falamos sobre quem foi João Batista e quais foram as suas provações. Se este artigo foi útil, não se esqueça de compartilhar com seus familiares, amigos e visitar nosso site para encontrar mais conteúdos semelhantes! 

Munyke Melo
WRITTEN BY

Munyke Melo

Autora publicada no mercado editorial, Munyke Melo é especialista em marketing de conteúdo, atuando como redatora SEO e analista de planejamento estratégico de KW há mais de dois anos! Já trabalhou para agências de marketing digital e atualmente possui mais de 500 artigos publicados em nichos diversos. Comprometida com o criativo, está sempre disposta a criar conteúdos originais, relevantes e de alta qualidade.