0%
Loading ...

Morte: definição bíblica e o que diz o novo testamento

Deus permite que o mal exista?

Não deveríamos temer a morte. Como muitos dizem por aí, a morte é a única certeza da vida, por isso, devemos desde cedo aproveitar ao máximo nossa vida na Terra e plantar coisas boas, para no futuro colhermos aquilo que plantamos.

Muitas religiões afirmam que existe vida após a morte, outras até que é possível se conectar com pessoas que já partiram. Cada religião possui suas crenças, e devemos respeitar cada uma delas.

Neste artigo iremos falar sobre a morte, de acordo com a bíblia sagrada. Segundo o livro bíblico, não existe vida após a morte, porém, existe a possibilidade de um reencontro com entes queridos que já partiram, porém no futuro, apenas no julgamento.

O dia do julgamento será o dia em que Deus decidirá para onde irão os espíritos, de acordo com o que plantaram em vida. Ou seja, se plantaram coisas boas, herdarão o reino dos céus, caso contrário, não entrarão no paraíso. 

Ficou interessado em saber mais? Então leia este artigo até o final para entender tudo sobre a morte segundo a bíblia. Os tópicos a serem abordados serão os seguintes: 

  • O que a palavra de Deus afirma sobre a morte;
  • O que o Novo Testamento afirma sobre a morte;
  • Promessa de Jesus aos que partiram;
  • Morrer não significa ser o fim;
  • Os mortos possuem memórias ou sabem de algo?

O que a palavra de Deus afirma sobre a morte

A morte segundo a bíblia afirma que partir para o outro lado é o mesmo que um sono eterno, onde só irão ressuscitar no dia do julgamento. Como diz em Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança..”

E como mencionamos sobre a ressuscitação no início do artigo, a palavra de Daniel afirma que alguns espíritos irão ressuscitar para herdar a vida eterna no reino dos céus. Já outros, para o desprezo e vergonha, eternamente. Leia no versículo 12:2

Isso significa que aqueles que andaram no caminho do senhor e verdadeiramente se arrependeram de seus pecados, serão perdoados e entrarão no paraíso. Já os pecadores que não se arrependeram e foram negativamente julgados, estarão proibidos de habitar o céu, condenados a desprezo e vergonha durante toda sua vida eterna. 

Por isso, se arrepender dos pecados, se batizar e voltar ou conhecer a palavra de Deus é a verdadeira passagem para o céu, desde que não haja hipocrisia e blasfêmia contra o senhor Jesus. Deus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”

Perder uma pessoa querida é doloroso e muitas vezes não entendemos o porquê de algumas partirem tão cedo ou em sofrimento. Porém, não devemos ter a morte como sinônimo de algo ruim ou tristeza. A morte é apenas a passagem para o outro lado. Para a vida eterna em Deus. 

O que o Novo Testamento afirma sobre a morte

A própria morte segundo a bíblia sugere que aqueles que perderam familiares e amigos e estão sofrendo com essa perda, aguardem o dia em que Jesus voltar. Nesse dia, os mortos irão ressuscitar para seu julgamento, e junto dos vivos (que serão arrebatados) habitarão o reino dos céus. 

Se estamos no caminho certo, devemos ficar tranquilos sabendo que o paraíso nos aguarda, para assim vivermos a vida eterna ao lado do Senhor Jesus. 

Promessa de Jesus aos que partiram

Aos que já partiram, Jesus deixou uma promessa (encontrada em Oséias 13:14), da qual Jesus cumprirá no momento certo.

A promessa afirma o seguinte: “Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.”

Morrer não significa ser o fim

Morrer não é o fim. A morte segundo a bíblia, é apenas descansar em um profundo sono e aguardar o dia do julgamento. 


Para quem fica, a morte é triste e dolorosa. Pensar na pessoa e não tê-la consigo pode ser cruel, mas não, não é o fim. É apenas o começo de uma longa vida ao lado do Espírito Santo.

Os mortos possuem memórias ou sabem de algo? 

A morte segundo a bíblia afirma que os mortos não possuem qualquer lembrança ou pensamento. Nós vivos temos consciência de que um dia morreremos, já os mortos tiveram sua memória arrebatadas ao esquecimento. Não se lembram de nada. 

Os mortos não sabem de nada, não sabem quando serão julgados, muito menos quando ressuscitarão.


Espero que esse artigo sobre a morte segundo a bíblia tenha esclarecido todas as suas dúvidas em relação a palavra bíblica sobre aqueles que já se foram. Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos.

Munyke Melo
WRITTEN BY

Munyke Melo

Autora publicada no mercado editorial, Munyke Melo é especialista em marketing de conteúdo, atuando como redatora SEO e analista de planejamento estratégico de KW há mais de dois anos! Já trabalhou para agências de marketing digital e atualmente possui mais de 500 artigos publicados em nichos diversos. Comprometida com o criativo, está sempre disposta a criar conteúdos originais, relevantes e de alta qualidade.